Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 25/11/2016

Pascoal propõe 'Calçada da Fama' e 92 títulos de cidadania por ano

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Pascoal Adura CalçadaO vereador Pascoal Adura (PMDB) tem dois projetos que vão aumentar o número de homenagens que cada vereador poderá fazer a pessoas da sociedade ponta-grossense a cada ano. É dele a proposta que aumenta de 2 para 4 o número de títulos de cidadania que cada vereador poderá apresentar a partir de 2017. Assim, um total de 92 pessoas podem ser 'transformadas' em cidadão honorário (quando é de fora da cidade) ou benemérito (quando é nascido na cidade) de Ponta Grossa.

Também é de sua autoria a polêmica matéria que cria a 'Calçada da Fama' na cidade, que prevê uma calçada com os nomes de personalidades do Município, a ser instalada na Avenida dos Vereadores.

A primeira proposta, que aumenta a concessão de títulos de cidadania, esteve na ordem do dia da sessão da última quarta-feira (23), mas acabou sendo retirada para vistas porque Pascoal não estava presente para acompanhar a votação e defender sua ideia. Deve voltar a ser debatida na próxima semana.

Nome na 'Estrela de Davi'

Já a 'Calçada da Fama' voltou a ser apresentada neste mês pelo parlamentar, depois de ter retirado uma proposta semelhante em 2014. Agora, Pascoal quer que os vereadores e o Executivo possam escolher pessoas da cidade para ter o nome colocado no meio de uma Estrela de Davi que será fixada na calçada. O homenageado também receberá um troféu na forma da Estrela de Davi. Pascoal admite que se inspirou na tradicional 'Calçada da Fama' de Hollywood.

Banalização

Para alguns parlamentares, como George de Oliveira (PMN), o aumento do número de honrarias concedidas pela Câmara pode banalizar as homenagens e, assim, diminuir o valor que um título de cidadania representa. Para ele, as propostas não devem ser aprovadas.

O projeto está em trâmite nas comissões internas da Câmara e não deve haver tempo hábil para ser votado ainda neste ano. Assim, quando entrar em discussão, provavelmente em 2017, Pascoal Adura não estará mais no exercício do mandato, já que não se candidatou à reeleição neste ano.