Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 26/09/2016

Rangel busca vitória no 1º turno; Aliel e Küller brigam pelo 2º turno

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Rangel busca vitória no 1º turno; Aliel e Küller brigam pelo 2º turno

Candidatos a prefeito PGA corrida eleitoral pela Prefeitura de Ponta Grossa entra na reta final. Faltam seis dias para a ida às urnas no primeiro turno do pleito, no próximo dia 2 de outubro. Na semana derradeira, os cinco candidatos a prefeito vão intensificar suas ações, cada um com objetivo diferente.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS), candidato à reeleição, busca a vitória no primeiro turno, diante dos números mostrados pela última pesquisa publicada pelo Jornal Diário dos Campos no sábado (24), do Instituto IRG, de Curitiba, na qual aparece com 40,27% das intenções de voto. Para vencer no primeiro turno, Rangel precisa de metade, mais um voto, do total de votos válidos no dia da eleição.

Disputa acirrada

Enquanto Rangel busca faturar a eleição no primeiro turno, o deputado federal Aliel Machado (REDE) e o vereador Júlio Küller (PMB) brigam para levar o pleito para o segundo turno e, claro, lutam entre si para permanecer na disputa.

Aliel e Küller aparecem empatados tecnicamente na pesquisa IRG. O primeiro tem 21,63% e o segundo 20,44%. A margem de erro é de 4,4%, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%. O instituto IRG ouviu 500 pessoas, entre os dias 18 e 21 de setembro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 06526/2016.

Ainda no levantamento, o candidato Professor Gadini (PSOL) aparece com 4,37% e Leandro Soares (PPL) com 0,99%. Disseram não votar em ninguém 6,94% e os indecisos somam 5,36%.

Mais duas pesquisas e debate

A última semana de campanha deve ser marcada pela divulgação de mais duas pesquisa. Uma do Instituto Opinião, contratada pelo Portal aRede! e Jornal da Manhã, e outra do Instituto DAtaSonda, contratada pela Barbiero Comunicações, empresa dona da TV Vila Velha e Revista D'PontaPonta. A pesquisa Opinião será publicada na quinta-feira (29) e a DAtaSonda na sexta-feira (30).

Para a próxima quinta-feira também fica a expectativa pela realização do debate entre os candidatos, pela RPC TV, afiliada da Rede Globo em Ponta Grossa. Devem participar os candidatos que têm mais de nove deputados federais em Brasília, conforme determinação da Legislação Eleitoral. Com isso, Leandro Soares, do PPL, deve ficar de fora. Os programas eleitorais gratuitos no rádio e na TV também vão até a próxima quinta-feira.