Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 22/09/2016

Inclusão: 'Dia D' oferece 42 vagas de emprego para reabilitados e pessoas com deficiência

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_19375" align="alignleft" width="450"]ginasio-deficientes A Feira da Empregabilidade vai acontecer no Ginásio dos Deficientes | Foto: Divulgação[/caption]

A Secretaria de Assistência Social realiza, nesta sexta-feira (23), o Dia D da empregabilidade para as pessoas com deficiência e beneficiados pelo Programa de Reabilitação Profissional, do INSS. A ação, que será realizada no Departamento da Pessoa com Deficiência, vai reunir 15 empresas, que ofertarão ao menos 42 vagas de emprego para este público. A feira de empregos será no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi, Rua Silva Jardim, 07 em Olarias, com abertura às 13h30 e término às 16h30.

O evento conta com a parceria da Agência do Trabalhador, órgão da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Sistema Nacional de Empregos (SINE), INSS, Sistema Fecomércio, Sesc/PR, Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE) e Ministério do Trabalho e Emprego, além da Fundação Proamor e do Departamento da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social. Garantiram presença entre as empresas as Faculdades Secal e Ponta Grossa, Bungue, Cargill, Future, Microlins, CCR RodoNorte, BRF, DAF, Masisa, Cebrac, Condor, Employer, Continental e Localiza.

Orientações

Durante toda a tarde, serão oferecidas para o público-alvo orientações sobre o preparo de currículos, preparo para entrevistas de emprego, encaminhamento para empresas, orientações profissionais e palestras. O público PcD e reabilitados terão a oportunidade de conversar diretamente com representantes das empresas, todas elas contratantes do público-alvo do “Dia D”. Realizado em todo o Brasil, o evento reúne empresas, instituições e órgãos governamentais da União e dos Municípios participantes.

O objetivo é realizar o atendimento às pessoas com deficiência e aos reabilitados do INSS, tendo em vista a orientação profissional, inclusão social e a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O trabalho leva em conta o cumprimento da Lei 8213/91, que prevê cotas para inserção destes profissionais entre os colaboradores de cada empresa, proporcionalmente conforme o número de empregados.

Mercado de Trabalho

Através do Dia D, serão beneficiadas pessoas com qualquer tipo de deficiência e pessoas consideradas incapacitadas total ou parcialmente para o trabalho, que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo INSS, além de usuários do Benefício de Prestação Continuada (BCP). Também serão feitos esclarecimentos sobre o Contrato de Aprendizagem Profissional, para pessoas com deficiência a partir de 14 anos de idade e que podem ser contratadas sem a exigência de escolaridade. (Fonte: assessoria)