Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 20/09/2016

R$ 20 mi: Revitalização do Mercado Municipal de PG terá edifício-garagem e hotel com 12 andares

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

novo-mercado-municipalA empresa Tekla Engenharia entregará nesta semana o projeto final para revitalização e uso do espaço do tradicional Mercado Municipal, em Ponta Grossa. Os investidores estão projetando uma verdadeira transformação no local, com total recuperação do prédio principal, mantendo as características originais e acrescentando, ainda, um edifício-garagem, um boulevard, lojas, restaurantes, moderno espaço padronizado para o setor hortifrutigranjeiro, açougues e peixarias, além da construção de um hotel com 12 andares.

Para que a população já possa ter uma ideia do que será feito no local, a empresa disponibilizou as primeiras imagens em 3D do projeto para o futuro Mercado, com o novo hotel, Boulevard e novo edifício-garagem, que ocupará o espaço do atual estacionamento e terá entrada pela Rua Júlia Vanderley. Entre a garagem e o atual prédio será construído um boulevard, para passeio e eventos. Já o hotel será instalado à direita, com entrada pela Rua Comendador Miró. Duas escadas rolantes serão instaladas para acesso aos restaurantes, que ficarão conectados ao hotel, o qual terá 168 apartamentos de padrão econômico superior, sendo 12 por andar.

novo-mercado-municipal-2Transformação

Conforme Ricardo Siqueira, engenheiro responsável pela proposta, “o projeto prevê uma grande transformação. Nossa equipe de arquitetos está preparando surpresas que vão orgulhar os ponta-grossenses e ativar o turismo no quadrilátero histórico. Será uma união entre a tradição e a modernidade. Um espaço funcional, sustentável e que não deverá em nada aos mercados mais importantes do Brasil”, propõe Siqueira.

Entre as novidades também estarão os telhados envidraçados e um recuo na entrada, com aumento da calçada e a criação de uma passarela de ferro onde hoje há os dois fossos, na área frontal. Os investimentos serão de pelo menos R$ 20 milhões.

Seguindo os trâmites da Parceria Público-Privada, o grupo irá entregar a proposta até o dia 23 de setembro. O comitê gestor da parceria, formado por várias secretarias municipais, terá dez dias para avaliação. “Uma vez que todos os itens do edital estejam cobertos e a proposta seja aprovada pelo Comitê Gestor, o projeto poderá ser realizado em regime de concessão. Todas estas informações deverão constar na proposta”, informa o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar.

novo-mercado-municipal-3Setor hortifrutigranjeiro

O espaço para o setor hortifrutigranjeiro irá atender 91 boxes, sendo 60 para hortifrutis, 23 delicatessen e oito açougues e peixarias. As áreas de boxes e de circulação serão separadas com pequenas elevações e espaços para higienização, além de mobilizadas de forma padronizada. “Aos vendedores e produtores, bastará chegar com o seu produto para a venda, com tranquilidade, praticidade e segurança”, observa Siqueira.

novo-mercado-municipal-4Edifício-Garagem e Hotel

Além do moderno mercado de frutas, verduras, carnes e outros produtos típicos de mercado, serão modernizados também a área de lojas e conveniências, lanchonetes e serviços, no andar térreo. Já no piso superior serão ativados os restaurantes, que poderão atender em horário diferenciado, pois funcionarão de maneira independente, com ligação entre o edifício-garagem e o hotel.

novo-mercado-municipal-5