Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 23/08/2016

Debate da UEPG deve ser o primeiro com todos os candidatos a prefeito

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Debate UEPGOs cinco candidatos a prefeito de Ponta Grossa às eleições municipais 2016 confirmaram presença no debate nesta terça-feira, 23, às 19h, no Grande Auditório da UEPG, no campus central. A iniciativa é promovida pelo Grupo de Estudos “Jornalismo, Política e Representações Sociais”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Jornalismo da UEPG.

Representantes das assessorias das campanhas de Aliel Machado (Rede), Julio Küller (PMB),  Marelo Rangel (PPS) e Professor Sergio Gadini (PSol) participaram de mais uma reunião na quinta-feira passada, 18, para acordar as regras finais do debate.  A primeira reunião ocorreu na sexta-feira, 12. O documento final das regras do debate também foi protocolado na 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, na quinta-feira, 18.

 “A organização do debate tem sido feita conforme determina a Lei Eleitoral. Primeiro, a organização elaborou uma proposta e a apresentou aos assessores das candidaturas, em reunião convocada previamente às cinco candidaturas majoritárias. As propostas foram discutidas e aprovadas em duas reuniões, que teve a presença de representantes de quatro entre as cinco candidaturas”, explicou a professora do Mestrado em Jornalismo, Hebe Gonçalves, uma das organizadoras do evento.

Histórico

Criado em 2013, o Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG realiza o segundo debate entre candidatos à eleições nacionais. O primeiro foi em 2014, entre os candidatos de Ponta Grossa às eleições para deputados federal e estadual. Mas desde 1996, o Curso de Jornalismo tem participado de iniciativas como essas em parcerias com outras entidades, como Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos da UEPG.

A coordenadora do Mestrado em Jornalismo, Karina Janz Woitowicz, destaca que a realização do “debate na UEPG é um importante espaço para tornar público as propostas de gestão dos candidatos”.  Karina destacou ainda que, “ao apoiar esta iniciativa, a Universidade contribui para ampliação dos espaços de participação política”. O debate é aberto a toda comunidade.

Mediação

O radialista Juca Francisquini fará a mediação do debate, que contará com seis blocos. No primeiro bloco, cada candidato tem um minuto e trinta segundos para apresentações pessoais e da proposta de campanha. No segundo bloco, o mediador sorteia uma única pergunta para os cinco candidatos, que terão dois minutos para resposta. Para esse bloco, as perguntas foram elaboradas pela organização do debate a partir de 13 temas. Esse bloco contará com duas rodadas de perguntas.

No terceiro e quinto blocos, os candidatos farão perguntas entre si de temas livres, com dois muitos para cada resposta. Cada candidato só poderá perguntar e responder uma única vez. O candidato que respondeu não pode fazer pergunta para aquele que o perguntou. Nesses dois blocos, haverá direito a uma réplica e uma tréplica, por 45 segundos cada uma delas.

Entidades

No quarto bloco, o mediador sorteia uma pergunta para cada candidato, que terá dois minutos para resposta. As perguntas para esse bloco foram elaboradas pelas entidades parceiras da organização do evento. Serão sorteadas cinco perguntas elaboradas pelas entidades, uma para cada candidato. No sexto e último bloco, cada candidato terá dois minutos para considerações finais.

Os treze temas para as perguntas no segundo e quarto blocos também foram propostos pela organização do debate e aprovados pelos assessores dos candidatos (saúde; educação;  meio ambiente; infraestrutura; mobilidade urbana; esporte e lazer; cultura; minorias; planejamento urbano; trabalho e emprego; finanças e responsabilidade fiscal; habitação; e segurança publica).

Direito de resposta

Durante o debate, os candidatos também podem solicitar direito de resposta, em possíveis casos de ofensas. Para isso, a organização do evento conta com uma Comissão Técnico-Jurídica, composta por três advogados, dois do Curso de Direito da UEPG e um da Comissão Eleitoral da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Ponta Grossa. Pelas regras do debate, a “Comissão Técnico-Jurídica será soberana em suas decisões, orientadas pela Lei Eleitoral 9.504/1997, Artigo 58, que dispõe sobre o Direito de Resposta”. Segundo a professora Hebe, “nem o mediador, nem a organização do evento interferirão nas decisões da Comissão Técnico-Jurídica”.

Parcerias

Na organização do evento, o Mestrado em Jornalismo conta com a parceria das seguintes entidades:  Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Graduação em Pedagogia da UEPG, Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg), Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG (Sintespo), Curso de Jornalismo das Faculdades Secal, Centro Acadêmico de Jornalismo João do Rio (Cajor), Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Ponta Grossa (Autrans) e Agência de Jornalismo. Exceto esta última não participou da elaboração das perguntas aos candidatos, mas possui atuação no apoio técnico à organização do evento.

 Os candidatos a prefeito de Ponta Grossa integram as seguintes coligações:

- Aliel Machado (Rede/PT/PMDB/PtdoB/PTC/PR/PTN);

- Julio Küller (PMB/PDT/PMN/PRP/PHS/PEN/SD/PSDC/PRTB);

- Leandro Soares Machado (PPL), sem coligação;

- Marcelo Rangel (PPS/PSDB/DEM/PROS/PSB/PSD/PSL/PTB/PRB/PSC/PP/PV); e

- Sergio Gadini (Psol/PCdoB).

A divulgação do debate também ocorre nas redes sociais, pelo linkhttps://www.facebook.com/events/529296557260006/

(Fonte: Assessoria UEPG)