Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 17/08/2016

ADETUR debate Turismo com candidatos a prefeito de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Debate AdeturNa noite de terça-feira (16) a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), recebeu os candidatos a prefeito de Ponta Grossa para a realização do primeiro debate. O evento, iniciado às 19h30, foi organizado pela ADETUR – Campos Gerais do Paraná, CACICPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro do Paraná, Sebrae e Convention & Visitors Bureau; contando com a participação de Aliel Machado (REDE), Júlio Kuller (PMB), Leandro Soares (PPL) e Sérgio Gadini (PSOL). O candidato Marcelo Rangel (PPS) não compareceu, tendo no entanto enviado uma carta assinada pelo presidente do PPS em Ponta Grossa, Ricardo Johansen, alegando não existir a confirmação de todos os futuros candidatos.

Turismo

O turismo foi o tema especificamente escolhido para o debate. O evento foi iniciado com as explanações sobre o Ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, e a valorização das belezas naturais locais. Vários foram os enfoques abordados ao longo das discussões. Destacou-se a necessidade de realização de mais congressos e eventos no setor, a contratação pelo poder público de uma equipe técnica que contribua para o fortalecimento de eventuais parcerias e promova a elaboração de projetos consistentes.

O fortalecimento de todas as formas de turismo – econômico ou de negócios, religioso, natural, cultural, desportivo, entre outros; foi uma das demandas levantadas. A organização de encontros com profissionais e empresários do setor para discussões democráticas e para a preservação do patrimônio histórico cultural foi outra questão de relevância colocada em discussão pelos candidatos.

A continuidade da Fundação ou o retorno da Secretaria de Turismo também foram fatores colocados em pauta, juntamente com a percepção da importância e necessidade de divulgação da cidade em outros estados e localidades. Para tanto, a promoção de ações junto à AMCG – Associação dos Municípios dos Campos Gerais, é imprescindível.

Desburocratizar

Apontou-se, de forma geral, que o setor também seria beneficiado com a desburocratização dos aparatos públicos. Por exemplo, a troca da complexidade das licitações pela Lei de Incentivo beneficiaria o desenvolvimento turístico da região e ampliaria as iniciativas na área. A vida do empresário deve ser facilitada para a prospecção de novos negócios e mesmo para a ampliação dos atuais, desta forma contribuindo para a geração de renda e emprego.

Para o presidente da ADETUR, Douglas Costa, o debate sobre o turismo não é uma novidade. Porém, tomá-lo como pauta para o debate em questão objetiva intensificar suas discussões e promover a aproximação com outras cidades da região, para fortalecer cada vez mais o setor; “precisamos que o poder público apoie o turismo com maior interesse, que bons projetos tenham continuidade e sejam geridos por profissionais e técnicos da área”, afirmou.

Presenças

Estiverem presentes ainda a Rede Gastronômica dos Campos Gerais; o NGTUR - Núcleo de Guias de Turismo; NETUR - Núcleo de Empreendedores em Turismo Rural; o NAPES - Núcleo de Alimentação para Eventos; o Núcleo de Artesãos; a Rota dos Tropeiros e SINDEHTUR - Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Ponta Grossa.

“A ACIPG se posiciona mais uma vez como centro de discussões relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e nesta oportunidade coloca em pauta o turismo, com sua devida importância, para que os candidatos pudessem debater o tema já no primeiro dia de campanha; estamos contentes por estarmos juntos nesse evento; lamentamos a decisão do partido do atual prefeito Marcelo Rangel em não permitir a sua participação, porém, o evento teve um bom resultado”, avalia Daniel Wagner, Diretor de Turismo da ACIPG.

Ao final do encontro os candidatos assinaram uma carta de compromisso elaborada por todos os órgãos envolvidos com o setor de turismo no Município. (Fonte: assessoria)