Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 16/08/2016

Eles vão atrás do seu voto; veja os cinco candidatos a prefeito de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_18889" align="alignnone" width="600"]Candidatos a prefeito PG Montagem: Diego Farias[/caption]

A 14ª Zona Eleitoral do Fórum de Ponta Grossa informou nesta terça-feira (16) que recebeu cinco pedidos de registro de candidatura para concorrer à Prefeitura Municipal. Vão atrás do voto do eleitor ponta-grossense o atual prefeito, Marcelo Rangel (PPS), o deputado federal Aliel Machado (REDE), o vereador Júlio Küller (PMB), o jornalista Sérgio Gadini (PSOL) e Leandro Soares (PPL). A campanha está liberada desde esta terça-feira e vai até 1º de outubro no primeiro turno, já que as eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será no dia 30 do mesmo mês.

Marcelo Rangel 2Marcelo Rangel defende a permanência na Prefeitura depois do primeiro mandato. Antes de chegar a ser prefeito, foi deputado estadual por duas vezes (2006/2010). Radialista por profissão e advogado por formação, Rangel tem a maior chapa de partidos entre os postulantes ao cargo, bem como terá o maior tempo dentro da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Estão com Rangel 12 legendas: PPS, PSB, PSD, PSDB, PRB, PSC, PSL, PV, PTB, DEM, PP, PROS. O que deve render em torno de 4 minutos e 20 segundos nos programas diários de 10 minutos. A candidata a vice é a professora Elizabeth Schmidt (PSB).

Aliel Machado RedeAliel Machado tem uma carreira política meteórica. Depois da juventude ligada aos movimentos estudantis, atual como assessor do ex-secretário de Esportes, Ricardo Gomyde, e foi assessor parlamentar do deputado estadual Péricles de Mello (PT). Foi o terceiro vereador mais votado em 2012 pelo PCdoB e chegou à presidência da Câmara por um mandato de dois anos. Em 2014, conseguiu se eleger deputado federal com mais de 60 mil votos em Ponta Grossa e mais de 80 mil no total. Na coligação para Prefeitura tem sete partidos: REDE, PTN, PT, PTC, PTdoB, PMDB, PR. Deve ficar com o segundo maior tempo de rádio e TV, com cerca de 3 minutos e 40 segundos. O candidato a vice é do PTN, o contador Elizeu Chociai.

Júlio KüllerJúlio Küller está em seu terceiro mandato na Câmara. Esteve filiado durante muito tempo no PPS e recentemente mudou para o novo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Foi secretário de Assistência Social durante dois anos do Governo Marcelo Rangel e tem um trabalho conhecido junto às entidades sociais, principalmente, àquelas ligadas aos direitos dos portadores de necessidades especiais. Küller conseguiu uma coligação com nove partidos e apoios importantes, como o do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) e do empresário Marcos Zampieri (SD). Na chapa, conta com PMB, PSDC, SD, PRTB, PHS, PRP, PDT, PEN, PMN. O vice é o empresário Dirlei Cordeiro, da Academia Bioativa, do PSDC. Teve ficar com algo em torno de 1 minuto e 15 segundos no rádio e TV.

Sérgio GadiniSérgio Gadini é jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tido como intelectual de esquerda, é ligado aos movimentos sociais do Município e tem atuação junto à classe docente da Universidade. Gadini era filiado ao PCdoB e acabou indo para o PSOL. Agora, tem em sua chapa o apoio do antigo partido, que apresentou o candidato a vice-prefeito, o também professor Felipe Soares. A coligação PSOL/PCdoB garente a participação de Gadini nos debates a serem realizados. Ele deve ter cerca de 45 segundos na propaganda eleitoral.

Leandro SoaresLeandro Soares é jovem e integra várias entidades e instituições em Ponta Grossa, como Rotary e associações de moradores. Ele encabeça uma chapa pura do Partido Pátria Livre (PPL), tendo como candidata a vice Adriane Lopes. Ele deve ficar com algo em torno de 15 segundos dentro do horário eleitoral grauito no rádio e televisão.