Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 12/08/2016

Marcos Zampieri comanda comitiva de empresários brasileiros em agenda com presidente do Panamá

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_18845" align="alignnone" width="600"]Zampieri reunião Panamá Comitiva de empresários brasileiros em reunião com o governo panamenho | Foto: Divulgação[/caption]

O empresário ponta-grossense Marcos Zampieri, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Panamá, liderou nesta semana uma comitiva de empresários brasileiros ao Panamá, país da América Central que está em franco desenvolvimento econômico.

Os empresários cumpriram uma extensa agenda, que incluiu uma reunião com o presidente do país, Juan Carlos Varela, e com o ministro de Indústria e Comércio, Néstor Gonzáles. Também integraram a comitiva o embaixador do Panamá no Brasil, Emílio Vergara, e o Cônsul do país no Paraná, Peter Miranda.

Na pauta foram debatidos projetos que possam contar com a parceria entre o governo panamenho e o empresariado brasileiro para investimento naquele país. O Panamá está abrindo portas para novos empreendimentos, em um grande processo de industrialização. A chamada 'Zona de Livre Comércio' com vários países do mundo pretende ter o Brasil como um dos principais parceiros. Atualmente, o Panamá tem livre comércio com a China, Índia, Taiwan, Estados Unidos e com alguns países da África.

[caption id="attachment_18846" align="alignright" width="450"]Ministro Nestor Gonzáles, Cônsul Peter Miranda, Marcos Zampieri, Embaixador Emílio Vergara O ministro de Indústria e Comércio do Panamá, Néstor Gonzáles, o cônsul do Panamá no Paraná, Peter Miranda, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Panamá, empresário Marcos Zampieri, e o embaixador do Panamá no Brasil, Emílio Vergara | Foto: Divulgação[/caption]

Canal do Panamá

O Canal do Panamá, uma obra de engenharia que faz a ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico, é um importante instrumento logístico e comercial do país. Dezenas de navios passam pelo Canal diariamente, transportando diversos tipos de cargas, de vários lugares do mundo. A comitiva brasileira também aproveitou a viagem para conhecer o funcionamento do Canal. (veja mais sobre o canal do Panamá no documentário abaixo produzido por Luiz Carlos Izzo).

Zampieri ressalta que o Panamá é um país com excelente infraestrutura e que está abrindo um amplo rol de oportunidades para investimentos privados. “Como presidente da Câmara de Comércio Brasil-Panamá, estamos buscando estreitar as relações entre o empresariado brasileiro e o governo panamenho. Será uma parceria boa tanto para o país, que busca investidores para alavancar o seu desenvolvimento, quanto para os empresários, que terão uma boa oportunidade de negócio”, enfatiza Zampieri.

[caption id="attachment_18847" align="alignleft" width="450"]Zampieri e Presidente Banco Capital Moisés Cohen O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Panamá, empresário Marcos Zampieri, esteve em visita ao presidente do Capital Bank, principal instituição bancária do Panamá, Moisés Cohen | Foto: Divulgação[/caption]

Assistência

Desde sua fundação, a Câmara de Comércio presta assistência nos assuntos pertinentes ao relacionamento comercial, industrial, técnico e financeiro entre Brasil e Panamá, fornecendo informações que facilitem a conclusão dos negócios entre os dois países.

Incentivos

O ministro de Indústria e Comércio, Néstor Gonzáles, destaca que o Panamá oferece uma série de incentivos para novos empreendimentos no país. Ele destaca que o local estratégico para o comércio marítimo, por meio do Canal do Panamá, permite fazer do país uma plataforma para conseguir valor agregado ao que é produzido no país. “A partir do Panamá é possível alcançar facilmente o mercado dos Estados Unidos, União Europeia e América do Sul”, expõe o ministro, ressaltando que a parceria comercial entre os dois países é tida como prioritária pelo governo panamenho.