Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 27/07/2016

Lideranças do setor rural de PG buscam apoio junto à SEAB e BRDE

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_18578" align="alignright" width="450"]Lideranças BRDE Na foto Jorge Augusto Callado Afonso, assessor Brde, Izaltino Cordeiro dos Santos, Edilson Gorte, Ivonei Afonso Vieira, Orlando Pessuti e Roberto Cunha Nascimento | Foto: Divulgação[/caption]

Na segunda-feira (25), lideranças do setor rural de Ponta Grossa estiveram em Curitiba para participar de compromissos junto ao COMEXPA- Calendário Oficial de Exposições e Feiras Agropecuária do Estado do Paraná, na SEAB - Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A primeira reunião aconteceu no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), com os representantes do COMEXPA. Estiveram presentes Izaltino Cordeiro dos Santos, Coordenador de Produção Animal da Fazenda Escola da UEPG; Roberto Cunha Nascimento e Edilson Gorte, ambos da Sociedade Rural dos Campos Gerais e o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira.

Calendário

A reunião que foi presidida pelo Secretário Estadual da SEAB, Norberto Ortigara, abordou temas referentes aos calendários e cadastros das feiras no Paraná, ocasião em que foi calendarizado   a 39ª Efapi, a 40ª Fenovinos e o 3º Encontro Mercadológico da Carne.

Durante o encontro também foi realizada a votação para a nova diretoria do COMEXPA. O novo presidente eleito é Ivonei Afonso Vieira, e o vice Roberto Cunha Nascimento, da Sociedade Rural dos Campos Gerais. Também participaram desta reunião representantes de sociedades rurais de Paranavaí, Cascavel, Londrina e Umuarama.

Coopegera

Na SEAB, o grupo também foi recebido por Ortigara, e participaram da reunião o Dr José Sebastião Fagundes da Cunha, do Cescage Genética; o deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM) e o Secretário de Estado da Comunicação, Márcio Vilela. Foi apresentado ao Governo do Estado a criação da Cooperativa de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera) e solicitado apoio na infraestrutura para funcionamento da organização.

Cunha fez uma explanação informando os objetivos da Coopegera criada em Ponta Grossa, e salientou a importância da cooperativa de carne que terá a capacidade de envolver todos os segmentos da cadeia.

Imóvel da Codapar

Ainda na SEAB foi apresentada a solicitação do imóvel da antiga unidade da Codapar, na região industrial de Ponta Grossa, para que seja repassada ao Município e desta forma seja cedido para cooperativa fazer as instalações de todos os segmentos da cadeia: abatedouro, processamento da carne, distribuição e fábrica de ração.

Ortigara informou que as instalações foram colocadas à venda para cumprir normas acordadas em sua pasta, mas que levará a proposta ao governador Beto Richa (PSDB) e a defenderá, visto que a cadeia da ovinocaprinocultura precisa de uma organização maior para crescer no Estado. A cooperativa conta com a participação de 18 municípios dos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

Plauto defende repasse

O deputado Plauto Miró relatou as tentativas de negociações anteriores e disse que essa é a mais plausível de ser otimizada. Defenderá a proposta na ALEP e junto ao Governador.

“Nosso propósito é criar um polo de fomento na caprinoovinocultura com a difusão de tecnologia na produção, abate, processamento e distribuição do produto", destacou o veterinário Izaltino Cordeio dos Santos, uma das referências nacionais do setor.

No BRDE

O último compromisso foi no BRDE, onde o grupo se encontrou com o presidente, Orlando Pessutti e foram reforçadas as informações sobre a Coopegera e a realização dos eventos Efapi, Conaitec, Fenovinos e o Encontro Mercadológico da carne na Princesa dos Campos.

Pessuti recomendou a participação e envolvimento da Emater e SEAB, além de prometer apoio em todos as atividades apresentadas. “Não só estaremos apoiando como também estaremos participando presencialmente, gosto de Ponta Grossa e tenho muitos amigos lá, e na condição de representante do BRDE, estamos cumprindo nosso papel de apoio ao agronegócio”, finalizou. (Fonte: assessoria)