Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 07/07/2016

Vereador critica intervenção de 'caciques' em decisões partidárias nos municípios

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Cenoura PartidosO vereador Paulo Cenoura (PSC) fez um discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa, nesta semana, chamando a atenção para a valorização da política partidária realizada nos municípios. De acordo com Cenoura, “a maioria dos partidos tem 1 ou 2 caciques, que lá de Brasília ou Curitiba, decidem o rumo dos partidos aqui na cidade, e nem sempre eles entendem o que é feito por aqui e nem valorizam o trabalho partidário que nós realizamos nos municípios”.

Cenoura destacou ainda que a maioria dos partidos mantém comissões provisórias nos municípios para controlar de perto os coordenadores e mantem sob suas rédeas os partidos. “Tem partido que tem comissão provisória mesmo a nível estadual, o que é lamentável. De uma hora para outra o comandante do partido intervém no partido da forma que achar melhor para ele, sem dar satisfação nenhuma, prejudicando todo um trabalho feito pelos filiados naquele município”, disse.

Rever a legislação

Para o vereador, é necessário rever a legislação partidária para que as executivas nacionais ou estaduais tenham prazo para implantação dos diretórios, e as comissões provisórias funcionem somente um determinado período de tempo, findo o qual é obrigatória a formação da executiva municipal através a constituição do Diretório, o qual deve ter prerrogativas específicas para a circunscrição em que está formada, com liberdade de atuação municipal.

“A política feita aqui no município deve ser resolvida por aqui, obedecendo o estatuto e normas gerais do partido, mas com liberdade e independência, sem intervenção e sem dono, para que os partidos funcionem mesmo de maneira democrática, atendendo os anseios de seus filiados dentro do município que estão atuando”, destacou Cenoura.