Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 06/07/2016

Secretaria de Meio Ambiente faz trabalho para prevenir incêndios ambientais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Incêndios AmbientaisA Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ponta Grossa vem realizando um trabalho de prevenção de incêndios em áreas de vegetação na cidade em parceria com o Corpo de Bombeiros. De acordo com a secretária Patrícia Tuma Hilgemberg, “com o tempo seco, muitas pessoas acabam colocando fogo em quintais e matagais sem se preocupar com a fauna e a flora da região. Isto é preocupante, pois um meio ambiente degradado pode levar anos para se recompor, isto é muito grave”.

“Estamos pedindo que a população tome cuidado e evitem as queimadas e denuncie no caso de procedimentos irregulares que podem até ser considerado crimes pela legislação ambiental vigente”, disse.

Estudo do impacto ambiental e social

A SMMA tem vários estudos sobre o impacto que as queimadas podem causar no meio ambiente e ao ser humano de forma direta.

Nas áreas rurais, por exemplo, as queimadas diminuem a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas, e comprometem a qualidade da água, pois destroem as matas ciliares que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa unidade relativa do ar, contribuindo para o efeito estufa.

Nas cidades as queimadas, geralmente, ocorrem de forma criminosa ou acidental como, por exemplo, quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios e com os ventos fortes, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica.

Consequências

O fogo também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural, que podem causar acidentes aos seres humanos.

A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo principalmente, crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves. (Fonte: assessoria)