Política

Secretaria de Meio Ambiente faz trabalho para prevenir incêndios ambientais

Incêndios AmbientaisA Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ponta Grossa vem realizando um trabalho de prevenção de incêndios em áreas de vegetação na cidade em parceria com o Corpo de Bombeiros. De acordo com a secretária Patrícia Tuma Hilgemberg, “com o tempo seco, muitas pessoas acabam colocando fogo em quintais e matagais sem se preocupar com a fauna e a flora da região. Isto é preocupante, pois um meio ambiente degradado pode levar anos para se recompor, isto é muito grave”.

“Estamos pedindo que a população tome cuidado e evitem as queimadas e denuncie no caso de procedimentos irregulares que podem até ser considerado crimes pela legislação ambiental vigente”, disse.

Estudo do impacto ambiental e social

A SMMA tem vários estudos sobre o impacto que as queimadas podem causar no meio ambiente e ao ser humano de forma direta.

Nas áreas rurais, por exemplo, as queimadas diminuem a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas, e comprometem a qualidade da água, pois destroem as matas ciliares que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa unidade relativa do ar, contribuindo para o efeito estufa.

Nas cidades as queimadas, geralmente, ocorrem de forma criminosa ou acidental como, por exemplo, quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios e com os ventos fortes, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica.

Consequências

O fogo também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural, que podem causar acidentes aos seres humanos.

A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo principalmente, crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves. (Fonte: assessoria)

Confira outros Posts