Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 04/07/2016

Oak Bier chega a Guaragi e inicia uma nova fase na vida do distrito

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

OAK GuaragiO Distrito de Guaragi está ganhando a primeira indústria de sua história. Com a implementação da microcervejaria Oak Bier, lançada no sábado (02/07), a localidade inicia uma nova etapa de sua história, desenvolvendo ainda mais o distrito e lançando as bases do que pode ser um novo momento para o turismo e para a geração de empregos. A empresa recebeu apoio da Prefeitura, que cedeu terreno e barracão para a instalação da microcervejaria paulista, que está se transferindo para a cidade.

No total, em obras e equipamentos, a empresa já investiu R$ 1,5 milhão no empreendimento, que está gerando 10 empregos e tem potencial para ser um vetor para o desenvolvimento local. A Prefeitura cedeu o espaço por dez anos, renováveis por mais dez, e está buscando maneiras de aliar industrialização, turismo e geração de emprego e renda para a comunidade, com o apoio de empresários e produtores locais. A fábrica, que hoje produz em Embu das Artes (SP) começará a produção local nas próximas semanas. Inicialmente serão 20 mil litros, mas a produção pode chegar a 250 mil litros/mês, para atender PR, SC, SP e RS.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, o momento é histórico. “É uma nova etapa para o distrito. A chegada da Oak Bier já está fazendo muito pela comunidade de Guaragi, trazendo desenvolvimento e um despertar para o potencial da localidade. Vamos fazer de tudo para que este desenvolvimento ganhe corpo, para que venham mais investimentos. É o início de um processo que poderá trazer muitos benefícios para quem vive aqui e para quem vier visitar”, avalia Carbonar.

OAK Guaragi 2Unidade Guaragi

Desde sempre, a renda dos moradores de Guaragi esteve diretamente relacionada com a Agricultura Familiar, ou aos oito barracões aviários existentes, duas serrarias e empregos nas fazendas da região. A Oak já tem uma loja na Rua Marquês do Paraná, 925, no Bairro da Ronda, em Ponta Grossa, mas também tem interesse em apoiar o crescimento de Guaragi levando turistas e gerando receita para muitos moradores, a exemplo do sucesso vivido por Carambeí e por Witmarsum, em Palmeira.

Segundo o sócio-proprietário da Oak, marca familiar de cinco anos nascida na cidade de Fartura (SP), o objetivo é oferecer, dentro de aproximadamente três meses, uma experiência de degustação das cervejas artesanais na própria fábrica, oferecendo também, em parceria com outros comerciantes da região, mais opções de lazer, gastronomia e cultura para os visitantes. “Além disso, faremos questão de levar o nome do lugar onde produzimos a nossa cerveja. Onde formos, Guaragi será citada e conhecida, para que possamos ser também um vetor de desenvolvimento para cá, incentivando as pessoas a conhecerem as coisas boas que temos aqui”, diz Carvalho, que elogiou a mão de obra do distrito: “muito dedicada e comprometida”.

Fundação de Turismo busca criar a rota das cervejarias

Um novo produto turístico está sendo criado em Ponta Grossa, alinhado ao conceito da Rede Gastronômica dos Campos Gerais, com o apoio das seis cervejarias artesanais locais. Com a consolidação da cidade como um pólo cervejeiro, contando com duas grandes indústrias – Ambev e Heineken –, o objetivo é viabilizar a Rota da Cerveja, com ações que unem a degustação do chopp puro malte com a nossa gastronomia.

O distrito de Guaragi será muito beneficiado, aposta o presidente da Fundação de Turismo, Eldo Bortolini. “Com a consolidação do roteiro, unindo as atrações de Guaragi com a gastronomia e a cervejaria, a comunidade terá um produto turístico de grande potencial para gerar emprego e renda. Estamos mapeando todas essas potencialidades para incentivar estas parcerias. A Oak Bier é o despertar desse novo momento de Guaragi”, acredita Bortolini. (Fonte: PMPG)