Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 27/06/2016

PSOL e PCdoB fecham acordo e vão apresentar Sérgio Gadini como candidato a prefeito

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Sérgio GadiniO PSOL e o PCdoB de Ponta Grossa avançaram no último final de semana nas conversas para fechar uma coligação para a eleição majoritária e também proporcional neste ano. Os dois partidos vão apresentar a candidatura do professor do Departamento Comunicação Social/Jornalismo da UEPG, Sérgio Luiz Gadini, para a Prefeitura. Gadini é filiado ao PSOL. Ao PCdoB caberá indicar o nome do candidato a vice-prefeito. A pessoa mais cogitada no momento é a Professora Rosana. A decisão deve ser tomada nos próximos dias, já que a intenção dos partidos é lançar Gadini para prefeito assim que abrir o período das convenções, em 20 de julho.

Participação em debates

As informações foram passadas pelo secretário de Finanças do PSOL, Leandro Dias, que foi o candidato a prefeito do partido em 2012 e nestas eleições irá pleitear uma vaga de vereador. Segundo ele, a candidatura de Gadini será lançada em convenção realizada de forma conjunta entre os dois partidos.

Com a união, o candidato do PSOL poderá participar dos debates com os principais postulantes ao Palácio da Ronda. O PSOL tem 6 deputados federais e o PCdoB tem 12. Assim, a coligação ultrapassa a marca de 10 parlamentares para ter direito a participar dos debates.

O PCdoB vinha sendo sondado pelo deputado federal Aliel Machado (Rede), que se elegeu vereador e para a Câmara Federal pela legenda, e também pelo pré-candidato a prefeito do PMB, o vereador Júlio Küller. Porém, conforme Leandro Dias, os comunistas garantiram o apoio ao futuro candidato do PSOL.

Proporcional

Na eleição proporcional, o acordo entre os partidos é de lançar uma chapa com os 35 candidatos possíveis, sendo 23 vagas para o PSOL e 12 para o PCdoB. A expectativa é de eleger de um a dois parlamentares.