Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Política 27/06/2016

IAP oficializa municipalização do licenciamento ambiental em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

IAP Licenciamento AmbientalO Instituto Ambiental do Paraná (IAP) oficializou nesta segunda-feira (27) a descentralização da concessão do licenciamento ambiental para Ponta Grossa. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) recebeu o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Tuma Hilgemberg, e o vereador Valdenor Paulo do Nascimento (Cenoura), representando o Poder Legislativo, e demais autoridades para a solenidade.

Rangel comemorou a conquista, e destaca que, dessa maneira, o Município está mais disposto a receber novos investidores. “Representa um progresso sem medida para a nossa cidade. Vai promover a agilidade nos trâmites burocráticos para a vinda de novas empresas”, reforça Rangel.

Quarta do Paraná

A cidade de Ponta Grossa é a quarta do Paraná a receber a autorização para emitir os licenciamentos ambientais. Apenas Guarapuava, Foz do Iguaçu e Cascavel já foram autorizadas. Quando o licenciamento era centralizado no IAP, 8 mil licenças eram entregues ao ano. Com a descentralização, esse número já aumentou para 40 mil licenciamentos.

A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Tuma Hilgemberg, ressalta que as licenças ambientais trouxeram independência para a secretaria e permitiram agilizar a vinda de indústrias. “Hoje as indústrias nos procuram pela celeridade, já que em curto prazo são liberados os licenciamentos. O que antes era um desafio, hoje é a realização de um sonho”, conta a secretária.

Fiscalização

A fiscalização municipalizada possibilita inovações tecnológicas para o acompanhamento do gerenciamento dos resíduos das empresas, o que vai fazer a integração entre as empresas e o Município. Logo toda a cadeia de gerenciamento de resíduos será informatizada, algo que vai facilitar a fiscalização.

O Presidente do IAP ressalta que é um ótimo momento para conceder a regularização a Ponta Grossa, já que várias empresas de diferentes setores produtivos estão se instalando na cidade. “Quando o Município assume as responsabilidades de fiscalização ambiental os resultados são vistos em pouco tempo”, revela. (Fonte: PMPG)