Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 24/06/2016

Guarda Municipal concretiza formação de 95 novos agentes

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Novos Guardas MunicipaisA Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, fará às 10 horas deste sábado, a apresentação de 95 novos guardas municipais formados pela instituição, para atendimento da população. O evento, que contará com a presença de todos os novos agentes de segurança, prefeito Marcelo Rangel (PPS) e secretário Ary Lovato, além de outras autoridades, será realizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à Catedral.

Toda a comunidade está convidada para o evento, que receberá também familiares e amigos dos novos guardas municipais. Segundo Rangel, este é um marco para a segurança pública em Ponta Grossa.

“Este é um momento que mostra a importância da criação da Secretaria de Segurança Pública. Graças a este avanço, demos um salto de qualidade no atendimento em parceria com as demais forças de segurança pública, trazendo recursos para o Município. Com esta contratação, teremos uma instituição extremamente bem preparada com um efetivo superior a muitas cidades. Temos agora estrutura para dar presença nas ruas e mais segurança para a população, em um momento de criminalidade em alta”, enfatiza Rangel.

Já nas ruas

Os novos GMs estão sendo contratados e estarão nas ruas já no mês de julho, assim que forem entregues ao Município os novos coletes balísticos aos agentes, conforme o secretário Ary Lovato. “Com estes novos profissionais, iremos recompor a nossa Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU), com pronta atuação em finais de semana e à noite, nos lugares mais sensíveis da cidade. Serão priorizados os atendimentos aos bairros, terminais de ônibus, praças e Centro Histórico”, conta Lovato.

Formação

Os 95 novos guardas foram selecionados dentro de um universo de 3 mil candidatos. Passaram por 640 horas de formação no curso, realizado dentro das normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública e conforme a Lei 13022, que regulamenta as guardas municipais em todo o Brasil. Receberam técnicas específicas e próprias para o policiamento comunitário, orientações para atendimento contra maus tratos a animais, preparo para o monitoramento, Lei Maria da Penha, Defesa Pessoal, legislação, Defesa Civil, diferentes abordagens, ronda motorizada, entre outros. (Fonte: PMPG)