Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 17/06/2016

ACIPG completa 94 anos e comemora trajetória de conquintas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
ACIPG completa 94 anos e comemora trajetória de conquintas

Acipg Fachada 2Envolvimento em temas de interesse da classe empresarial e do desenvolvimento de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais sempre foi foco das atividades e ações das presidências e diretorias que compõem a história da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) que, em 2016, completa 94 anos.

Fundada em 18 de junho 1922, a entidade já recebia o apoio de empresários locais, sempre tendo participação no desenvolvimento regional, apoiando projetos e debates de interesses locais.

Serviços e campanhas

No campo empresarial, disponibiliza produtos e serviços para o comércio, prestação de serviços e indústria como nota fiscal eletrônica, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), certificado digital, cartão alimentação e refeição, plano médico. Campanhas para fortalecimento empresarial também são marcas da ACIPG, como a tradicional campanha do Natal, que tem por objetivo estimular as vendas no comércio local.

Além das campanhas do SPC como ‘Limpe seu Nome’ e ‘Seu nome, seu patrimônio’, que colaboraram com a reativação do crédito, oferecendo ao comércio recuperação do saldo de inadimplência,

Mérito Empresarial

Ações como a premiação Mérito Empresarial que, este ano, completa sua 12ª edição, homenageando empresas ligadas ao comércio, indústria, prestação de serviços e agronegócio, ‘ACIPG nos Bairros’ que descentralizou a entidade, levando a mesma aos bairros da cidade, com seus produtos e serviços, Programa Empreender, apoio a campanhas de responsabilidade social como do Agasalho e Natal sem Fome, apoio ao projeto ‘Em cada gesto de amor fraterno nasce Jesus: é Natal’, Encontros Mercadológicos e incentivo ao Microempreendedor Individual (MEI) e decoração natalina, realizada em conjunto com Prefeitura de Ponta Grossa e empresas parceiras, foram importantes iniciativas da entidade que se renovaram ao longo dos anos, mudando nomes, dinâmicas, mas sempre com o intuito de agregar aos associados e sociedade.

Mais um capítulo

Em 2016, a entidade escreve mais um capítulo de sua história, tendo pela primeira vez o Conselho de Representantes em sua presidência. “A ACIPG tem uma história de ações e conquistas, participando ativamente de questões de interesse dos associados e da sociedade. Parabenizo todos os presidentes, diretores, parceiros e colaboradores que fizeram e fazem esta Associação”, destaca o presidente do Conselho de Representantes, Sérgio Leopoldo.

Ao longo dos anos, a entidade destaca-se nos indicadores do Programa Capacitar, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP). O objetivo é analisar processos internos, clientes, finanças, recursos humanos, desenvolvimento local, cultura associativista e prestação de serviços. No último diagnóstico a entidade alcançou 100%.

“Parabéns a ACIPG por tantos anos de dedicação ao empresário de Ponta Grossa. Como a primeira entidade de classe empresarial do interior do Paraná, tem uma grande influência na história econômica e no desenvolvimento de Ponta Grossa e região. Considerando a história de conquistas da associação, os próximos anos certamente serão ainda melhores”, ressalta o presidente da FACIAP, Guido Bresolin Júnior.

Destaques na história

Em sua trajetória, a entidade participou da mobilização contra a competição entre a Lumber Company, subsidiária da Brazil Railway, que explorava a estrada de ferro Rio Grande São Paulo. Defendeu a implantação da Companhia Prada de Eletricidade, ação que aumentou o fornecimento de energia, possibilitando instalação de mais empresas no Município. Também foi decisiva para a criação da Companhia Pontagrossense de Telefones (CPT), outro marco em sua história.

Assuntos como a luta que possibilitou o aumento no abastecimento de água através da Represa de Alagados e o processo de industrialização e idealização do Distrito Industrial Cyro Martins também tiveram importante apoio da ACIPG.

Parcerias

Grandes parcerias financeiras e com movimentos e conselhos de Ponta Grossa marcam os 94 anos da entidade que acompanhou e reivindicou melhorias em diversos setores da cidade. Hoje, é parceira da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), sendo o escritório regional de Ponta Grossa piloto e exemplo no Estado, do Observatório Social dos Campos Gerais (OSCG), Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Conselhos da Comunidade e Câmaras Técnicas do Meio Ambiente e Indústria, universidades, entre outros.

Hoje, a entidade continua atuante em questões de interesse da sociedade, como nos temas que envolvem o transporte coletivo, mobilidade urbana, tratamento e coleta do lixo, escassez de água, contratos de pedágio, construção do Contorno Norte, revitalização do Aeroporto Sant´Anna, melhorias no distrito industrial, melhorias na segurança pública e audiências públicas para tratar assuntos sociais e econômicos.

“A ACIPG realiza reuniões com órgãos públicos e sociedade, proporcionando diálogo às partes envolvidas. A entidade também é um local para discussão de temas de relevância pública, que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico”, ressalta Leopoldo. (Fonte: assessoria)