Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 03/06/2016

Em 5 meses, Agência do Trabalhador recoloca 700 pessoas no mercado de trabalho

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Agência do TrabalhadorForam mais de 63 mil atendimentos diversos, com um total de 2.212 vagas captadas no mercado de trabalho e a colocação de 771 pessoas nas empresas ponta-grossenses. Os números representam o trabalho realizado pela Agência do Trabalhador da Prefeitura de Ponta Grossa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, somente nos primeiros cinco meses de 2016.

O gerente da Agência, Rudolf Christensen, ressalta ainda o aumento da estrutura e a atenção aos usuários da Agência. O número de cadeiras no salão principal foi aumentado em 33%, passando de 150 para 200 pessoas sentadas. O respeito aos usuários se mostra também na recepção. “A Agência abre diariamente às 8 horas. Em dias chuvosos, a Agência é aberta logo pelo primeiro funcionário que chega ao local, por volta das 7h30, para que a entrada possa ser mais ágil e que ninguém se molhe”, observa Rudolf.

Cursos de qualificação

O secretário de Indústria e Comércio, Paulo Carbonar, aponta ainda os cursos de qualificação profissional realizados pela Agência, que contribuíram para que os candidatos tivessem sucesso na conquista dos empregos. “Com a qualificação que oferecemos, os candidatos aumentam as suas chances de ocupar estas vagas. A qualificação é uma ação fortemente realizada dentro da Agência do Trabalhador”, aponta Carbonar. Entre estas ações estão palestras motivacionais com temas voltados para a contratação e sobre como se apresentar e se portar em uma entrevista, por exemplo. Além das palestras, serviços como corte de cabelo e apresentação pessoal são oferecidos no local.

Mutirão do Emprego

Outra ação de destaque que pode ser elencada dentro do órgão é o projeto Mutirão do Emprego. Através dele, a Agência busca todas as semanas, diretamente junto a empresas da cidade, a captação de vagas para serem oferecidas ao público que segue até o local em busca de trabalho. A visita aos empresários foi responsável por um aumento de 45% das vagas ofertadas pelo comércio, no primeiro trimestre de 2016.

Agência nos Bairros

No projeto Agência dos Bairros, semanalmente, a estrutura do órgão é instalada em um ponto diferente das vilas da cidade de Ponta Grossa, em local de fácil acesso das comunidades. Entre estes locais estão escolas municipais, entidades religiosas, órgãos comunitários, entre outros. Nestes locais, a Agência recebe pessoas em busca de emprego ou de informações a respeito do mundo do trabalho, encaminhando conforme a necessidade da população.