Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 23/05/2016

Prefeitura atende reivindicação de estudantes e libera horário da 'meia passagem' para universitários

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Rangel Decreto EstudantesA partir desta terça-feira (24) os estudantes universitários que têm direito ao benefício da Meia Passagem, concedido pela Prefeitura de Ponta Grossa, poderão utilizar o cartão de transporte sem restrição de horário. O decreto autorizando a ampliação do direito foi assinado nesta segunda-feira (23) pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS). Ainda nesta segunda, um grupo de estudantes foi recebido por representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), que explicaram as alterações.

Para se ter uma ideia da importância deste benefício, somente em abril, 277 mil meias-passagens foram registradas nas catracas do transporte coletivo municipal. A alteração no uso da Meia Passagem era uma reivindicação da classe estudantil, atendida pela Prefeitura após a realização de estudos técnicos pela AMTT – a solicitação dos estudos foi realizada também pela reitoria da Universidade, via ofício.

Estudantes reivindicaçõesOutras atividades

Os estudantes fizeram o requerimento para a liberação dos horários para que os universitários pudessem frequentar atividades realizadas pelos cursos em diferentes horários, fora da grade curricular oficial das graduações, como palestras, projetos de extensão e estudos diversos, não apenas restritos aos horários das aulas.

Outra reivindicação da classe estudantil diz respeito à ampliação do atendimento das linhas de ônibus aos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Conforme o diretor administrativo da AMTT, William Nunes Bueno, este pedido também será atendido através da ampliação do atendimento do público universitário, com a chegada de novos ônibus para a frota do transporte coletivo municipal, prevista para julho deste ano.

“Com isso, uma nova linha ‘Sem Parar’ será criada entre o Terminal Central e o Campus Uvaranas da UEPG. Uma nova linha também será criada entre o Campus de Uvaranas e a UTFPR”, explicou o diretor da AMTT.

Mais segurança

Na pauta dos estudantes, um terceiro item pede reforço na segurança dos terminais de ônibus. A Prefeitura informou aos estudantes secundaristas e universitários que este item também receberá atenção, com a entrada em serviço dos novos guardas municipais, que estão em processo de formação. Atualmente, 95 alunos da Guarda Municipal passam pelo processo, e irão reforçar o patrulhamento em várias regiões da cidade, inclusive nos terminais centrais. (Fonte: PMPG)