Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Política 23/05/2016

Engenheiro Celso Santana é o novo presidente da AMTT

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Celso SantanaA partir desta segunda-feira (23) o engenheiro civil Celso Santana assume a presidência da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Ponta Grossa. Santana, que já foi presidente da Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS) e secretário de Obras municipal, assume com a saída do presidente interino, Luciano do Vale, o qual retorna à função de diretor da Autarquia. O novo presidente foi nomeado nesta manhã pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Celso Santana dará sequência a todos os projetos já realizados pela Autarquia com ênfase à segurança e educação no trânsito, buscando consolidar projetos de tecnologia – como a informatização do Estar, por exemplo – e também ampliar os estudos e implantações de sistemas binários para facilitar a circulação de veículos. Entre os projetos, destaca as travessias elevadas, que passarão de 30 ainda em maio, e os projetos de cidadania relacionados ao respeito e comportamento no trânsito. Já nesta segunda, ele passará a tarde em reunião de trabalho com a equipe da AMTT.

Técnico e experiente

Conforme o prefeito, a escolha pelo engenheiro se deu pelas características técnicas e pela experiência do novo presidente. “Celso Santana tem notada experiência e profissionalismo. Detém todas as qualidades necessárias para a ocupação deste cargo de extrema relevância para o cotidiano da nossa cidade”, disse Rangel. Ele também avalia positivamente a proximidade de Santana com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, entidade da qual já foi presidente. “Esta proximidade oferece ainda mais legitimidade ao Celso e às ações da Autarquia”, acredita.

O prefeito destacou ainda a importância da criação, pela Prefeitura, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, tornando também independente a Autarquia de Trânsito e Transportes. “Hoje, a Segurança Pública trabalha em conjunto com outras forças de segurança e, graças à sua criação, conseguimos obter o desenvolvimento tanto da Secretaria quanto da AMTT, com estrutura, novas viaturas para ambos os órgãos e a realização de várias ações que melhoraram a vida dos ponta-grossenses”, avalia Rangel.

Celso Santana 2Confira a seguir uma breve entrevista com o novo presidente da AMTT, engenheiro Celso Santana:

Presidente Celso Santana, quais serão os primeiros passos de seu trabalho à frente da AMTT?

Nosso trabalho será conforme a indicação do prefeito, especialmente com o apoio e participação dos funcionários da AMTT, respeitando os projetos em andamento e também trazendo outros que virão, sempre com a ajuda dos funcionários. Será uma administração dinâmica, porque o trânsito é dinâmico. Teremos também um trabalho muito forte na educação para o trânsito, seguindo com os projetos já desenvolvidos e trazendo novas sugestões para o fortalecimento do setor, contando também com as ideias da comunidade princesina.

Quais os projetos já desenvolvidos pela Autarquia que o senhor destaca como muito importantes?

Tem sido um trabalho bom em todos os sentidos, solucionando vários problemas típicos do trânsito de uma grande cidade e que cresce dia a dia. Mas é de grande relevância o projeto das travessias elevadas. Muitas já foram feitas e precisamos de mais ainda, em um primeiro momento, para a segurança dos pedestres e também pela educação dos motoristas em Ponta Grossa. É um trabalho que vamos fortalecer mais ainda. Também trabalharemos com atenção para os binários, que melhoraram muito a circulação e o tráfego dentro da cidade, temos vários estudos para colocar em prática, que buscaremos alocar dentro da questão orçamentária. Estes, entre outros, serão temas ampliados e que buscaremos êxito em nosso trabalho.

Como o senhor avalia o crescimento da cidade a presença da Autarquia?

O crescimento está acontecendo e não vai parar. Vai continuar em todos os pontos da nossa cidade e a AMTT está se fazendo cada vez mais presente e está se tornando cada vez mais importante para o ordenamento deste crescimento, especialmente do trânsito. Faremos uma avaliação técnica com toda a Engenharia de Tráfego, para a realização de ações pontuais. Precisamos sempre amenizar os problemas e resolvê-los o máximo possível, nesta questão do trânsito. O crescimento de Ponta Grossa é claro, evidente, e não vai parar neste ano, vai continuar sempre, então precisamos de posicionamentos técnicos e políticos para sanar o máximo possível destas situações que ocorrem com o crescimento da cidade.

A AMTT continuará sendo uma parceira da população de Ponta Grossa?

Sem sombra de duvida, é e será uma grande parceira. A população também nos ajuda em muito e sempre estará envolvida, especialmente no que diz respeito à educação para o trânsito, para que ele seja cada vez melhor e mais seguro. Também com o apoio da Polícia Militar, do Ciretran, Guarda Municipal e de outras forças de segurança e dos setores representativos da sociedade, queremos unir forças com a população. Precisamos muito, sempre, da população ponta-grossense para que tenhamos êxito em nosso trabalho para um trânsito melhor e mais estruturado. É assim que a população sairá ganhando. (Fonte: PMPG)