Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 20/05/2016

Quadrilátero Histórico de PG é criado oficialmente e ganha Comitê Gestor para revitalização

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_17650" align="alignnone" width="600"]Quadrilátero Histórico PG 2 Área do Quadrilátero Histórico foi definida por decreto | Imagem: Divulgação[/caption]

Saindo em frente ao Terminal Central, junto ao Calçadão da Rua Coronel Cláudio, seguimos pela Rua Fernandes Pinheiro até a Estação Saudade. Deste ponto descemos pela Rua 12 de Outubro até a Praça Duque de Caxias para seguir até a outra ponta, descendo pela Rua Comendador Miró, onde está o tradicional ‘Mercadão’ Municipal. Toda esta área compõe agora, oficialmente, o Quadrilátero Histórico de Ponta Grossa, conforme decreto assinado pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS), criando ainda o Comitê Gestor da área. Com o decreto, será possível desenvolver ainda mais a região histórica do Município.

Nova etapa

A regulamentação equivale a uma nova etapa na revitalização do Quadrilátero. Com a evolução dos projetos de restauro e comerciais da região, a curto e médio prazos, os ponta-grossenses e visitantes poderão vivenciar uma nova experiência pelas ruas históricas, com a efetivação de todas as iniciativas em andamento.

[caption id="attachment_17652" align="alignleft" width="450"]Quadrilátero Histórico PG 3 O prefeito Marcelo Rangel assinou o decreto e criou o Comitê Gestor do Quadrilátero Histórico junto com o presidente da Prolar, Dino Schrutt, com o secretário de Governo, Marcus Freitas, e com a coordenadora da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, Tônia Mansani | Foto: Divulgação[/caption]

Entre elas destacam-se a revitalização do Mercado Municipal, que está recebendo as empresas interessadas em utilizar o espaço, a criação dos Parklets, a renovação da Rua da Estação e de suas fachadas comerciais e também a transformação da Estação Saudade em Centro Cultural, em parceria com a Federação do Comércio do Paraná.

Resgate

O prefeito Marcelo Rangel acredita que a recuperação dessa área tem um significado muito maior do que o puramente estrutural. “É preciso resgatar a importância que a região do Quadrilátero teve no passado, quando foi o principal centro comercial, com diversos hotéis de renome e lojas tradicionais. Por muitos anos, a área no entorno da Estação Saudade foi o cartão de visitas apresentado a quem chegava à cidade. Queremos que a região volte a ser um lugar a mais para ser conhecido pelos turistas, e orgulho de quem vive aqui”, diz Rangel.

Comitê Gestor

Já o Comitê Gestor poderá criar políticas especificas de incentivo à revitalização comercial e cultural da região, acompanhando estes processos, aponta o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar. “O Comitê irá auxiliar o Município a apoiar o desenvolvimento desta área, pela sua importância financeira e histórica. Isso inclui, por exemplo, incentivos para apoiar a restauração de imóveis comerciais e a discussão de práticas para a evolução do setor dos pontos de vista econômicos, de utilização do espaço e também turísticos e culturais”, avalia Carbonar.

[caption id="attachment_17651" align="alignleft" width="450"]Quadrilátero Histórico PG Secretária de Obras e Serviços Públicos já iniciou a revitalização do local | Foto: Divulgação[/caption]

“Através do Comitê, novas ideias poderão surgir para o desenvolvimento de atividades culturais, econômicas e turísticas, visando a evolução do QH do ponto de vista comercial”, anota a coordenadora da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, Tônia Mansani, que lembra ainda que os imóveis de caráter meramente residencial não são contemplados com incentivos.

Em revitalização

Em processo administrado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, com a participação de várias secretarias e outros órgãos da Prefeitura, o Quadrilátero já passa por uma transformação. Uma série de revitalizações está em andamento. Entre outras ações, o espaço está recebendo monitoramento e ações intensivas da Guarda Municipal, além dos trabalhos de restauro por parte da Secretaria de Obras. Em outro projeto já aprovado, a Rua Fernandes Pinheiro ficará mais atrativa com a criação dos Parklets, que vão transformar áreas de estacionamento em extensões do espaço dos estabelecimentos comerciais.

Confira a delimitação oficial do Quadrilátero Histórico

Esquinas das ruas:
Benjamin Constant x Fernandes Pinheiro (Início da Rua da Estação)
Fernandes Pinheiro x 12 de Outubro (Estação Saudade)
12 de Outubro x Comendador Miró (Praça Duque de Caxias)
Comendador Miró x Benjamin Constant (Estacionamento do Mercado Municipal)

(Fonte: PMPG)