Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 26/04/2016

'Superposto' de Saúde é inaugurado no Jardim Jacarandá

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Novo Posto JacarandáFoi entregue, na manhã desta terça-feira (26), a UBS José Bueno para a comunidade do Jacarandá, no Bairro da Nova Rússia. O investimento vai beneficiar, ainda, os moradores do Monte Carlo, Esplanada e Leila Maria. “Antes, a realidade lá era outra, apenas uma UBS para atender cerca de 30 mil pessoas, com duas Equipes da Saúde da Família (ESF). Hoje, além de uma nova UBS na região, a comunidade conta com mais três ESF e recebeu um superposto para atender mais oito mil pessoas da região”, destaca a Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Pompeu.

Dona Lindamir Pedroso Smaniotto, 69 anos, moradora da região há mais de 16 anos, comemora e elogia o bom serviço prestado na região. “Crio três netos e era complicado sair de madrugada de casa para conseguir consultar, isso quando conseguia, e ainda ficávamos em filas. Graças a Deus com essa unidade eu consigo tudo e muito mais rápido. As meninas atendem super bem. Somos bem tratados por todos, como se fosse a casa da gente, marcam as consultas e sempre estão a disposição.”, comenta Lindamir.

“Além de evitar transtornos, o atendimento fica mais rápido. Os médicos são excelentes e atenciosos. Todos vêm aqui e são bem atendidos. A realidade é outra e é melhor”, diz a moradora e usuária da UBS, Adriana Unrrein.

Avanços

De 2013 para cá, muitas mudanças aconteceram na área de saúde pública em Ponta Grossa. Investimentos pesados foram feitos para reestruturar a forma de atendimento ao cidadão, com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), reformas e ampliações das UBS que mais necessitavam, contratação de equipe técnica para compor a necessidade, troca e ampliação da frota de veículos.

A cidade já conta com 50 UBS, divididas por bairros, de maneira que possa atender todas as pessoas da localidade. Destas, quatro são os novos superpostos entregues em 2015 e 2016.

Novo Posto Jacarandá 2Reforma e ampliação

Além dessas entregas, treze unidades já foram reformadas e ampliadas. Ainda neste ano serão entregues mais um superposto, nove reformas e ainda uma construção de UBS padrão Estado. O investimento com novas estruturas e aprimoramento das que já existiam foi de mais de R$ 3,3 milhões, sem contar mobiliários e equipe técnica.

“Em nossa gestão, nós priorizamos a saúde, especialmente na atenção básica, porque entendemos que os cuidados iniciais com a população podem evitar um atendimento médico mais complexo no futuro. O que estamos fazendo é prevenir o agravamento de problemas de saúde, por meio da melhoria na qualidade e no número de atendimentos”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

Atenção primária

Os avanços com a atenção primária são visíveis para moradores e podem ser comprovados em números pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além dos investimentos já citados anteriormente, a saúde primária adquiriu 14 novos carros, uma caminhonete para a Zona Rural, uma van para entregas do Almoxarifado Central, e outra para transporte de hemodiálise. Foram mais de R$ 9,3 milhões com mobiliários, equipamentos e uniformes para todas as UBS.

A atenção primária passou de 37 ESF para 80 ESF, fazendo com que saltasse de 148 mil pessoas atendidas para 280 mil, em apenas três anos. Ponta Grossa foi o Município que mais recebeu médicos intercambistas, totalizando 61. Com essa realidade, as UBS puderam realizar mais de 440 mil consultas básicas em 2015.

“A população percebe as mudanças nas Unidades de Saúde, com a contratação de mais médicos, as reformas e ampliações de UBSs, e os investimentos nos superpostos. Essas são ações indispensáveis, mas com resultados que ficarão mais evidentes a médio e longo prazo”, relata Rangel. (Fonte: PMPG)