Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 26/04/2016

Ações inovadoras marcam gestão 2014-2016 da ACIPG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ações inovadoras marcam gestão 2014-2016 da ACIPG

[caption id="attachment_6871" align="alignright" width="448"]Nilton Fior Nilton Fior: “Agradeço a todos os diretores, colaboradores, parceiros, poder público e associados que construíram conosco essa gestão. Desejo que a entidade continue atuante no comércio, na indústria e na prestação de serviços, desenvolvendo Ponta Grossa e os Campos Gerais”[/caption]

Desde 24 de abril de 2014, a diretoria do Plano de Trabalho ‘Vivo aqui, invisto aqui’, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), desenvolve atividades com o objetivo de incrementar os negócios dos associados, fortalecendo o comércio, a indústria e a prestação de serviços. A diretoria teve sua última reunião na noite de segunda-feira (25). A partir desta data, de acordo com o estatuto da entidade, o empresário Sérgio Leopoldo e o Conselho de Representantes assumem a ACIPG até o dia 28 de junho.

A gestão 2014-2016 iniciou seus trabalhos com a entidade em 95%, de acordo com o diagnóstico de 2013 da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), chegando a 100%, na atual gestão, nos indicadores do Programa Capacitar. De acordo com os dados, são analisados processos internos, clientes, finanças, recursos humanos, desenvolvimento local, cultura associativista e prestação de serviços.

“Tínhamos a difícil tarefa de aumentar ou até mesmo de manter os indicadores do Programa Capacitar, que já estavam com um bom desempenho. Através de trabalho e dedicação da diretoria e dos colaboradores conseguimos melhorar ainda mais nossos números, desenvolvendo ações inéditas nessa gestão e dando continuidade a produtos, serviços, campanhas e realizações que fomentam os negócios de nossos associados, contribuindo para o desenvolvimento de Ponta Grossa”, comenta o presidente da ACIPG na gestão, Nilton Antônio Fior.

Posições firmes

O presidente da FACIAP, Guido Bresolin Júnior, destaca a gestão da ACIPG. “O presidente Nilton Fior, alinhado com o presidente Sérgio Leopoldo, fortaleceu a Associação Comercial em sua gestão, contribuindo para o desenvolvimento de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. Como liderança associativista, teve posições firmes, característica de sua personalidade”, ressaltou Bresolin.

Apoiado por mais 22 empresários de diversos segmentos, que constituíram a diretoria, Fior lembra que desde o início a ideia do Plano de Trabalho ‘Vivo aqui, invisto aqui’ foi contribuir para que as pessoas que vivem em Ponta Grossa investissem aqui. “Os recursos financeiros devem circular no Município, gerando mais oportunidades de emprego, renda, crescimento dos negócios, estímulo aos empreendedores locais e fortalecimento da economia”, argumenta Fior.

Ações inéditas

Em seu discurso de posse, Fior já havia antecipado ações inéditas na gestão. Uma seria o Ponto de Atendimento ao Empreendedor na sede da ACIPG, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sicoob, facilitando assim o dia a dia do empresário com ações de fomento, capacitação e treinamentos. A outra seria colaborar com a Patrulha Comercial. Neste sentido, através de recursos próprios da entidade, a Polícia Militar recebeu três motos, colaborando com ação preventiva nos principais eixos comerciais e suas proximidades.

Também foi inédita na gestão a parceria com o poder público no sentido de campanhas e aproximação dos associados e sociedade, como a disponibilização dos canais de comunicação da entidade ao trabalho desenvolvido pelos deputados federais e estaduais e com o blog ‘Vote em candidatos daqui', parceria com a Prefeitura na campanha Liquida Ponta Grossa, em 2015, voltada ao incentivo do comércio local, apoio ao projeto Rua da Estação e assinatura do Termo de Cooperação com a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).

“A ACIPG está sempre à disposição para colaborar com a cidade. Uma das funções da entidade é promover o diálogo da classe empresarial com órgãos públicos e colaborar com o desenvolvimento de Ponta Grossa”, ressalta Fior.

O presidente ainda destaca o Encontro Mercadológico de Incentivo à Ovinocultura/Floresta realizado em 2015 e o da Carne, que acontecerá este ano. Além do lançamento da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), em 2015.

Destaques

A luta da entidade para a suspensão da cobrança da Taxa de Combate a Incêndios, já que a Lei para arrecadar recursos para o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) é inconstitucional, de acordo com estudos da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Ponta Grossa (OAB-PG).

A campanha ‘Vote em candidato daqui’, que também teve o intuito de colaborar com o desenvolvimento da cidade, incentivando os eleitores a votarem em candidatos com domicílio eleitoral na cidade. A campanha colaborou para a eleição de cinco deputados locais nas eleições 2014. Com um aumento de 73% em relação a 2010, mais de 130 mil eleitores escolheram candidatos de Ponta Grossa para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2014. “Uma oportunidade dos ponta-grossenses terem maior possibilidade de sugerir, acompanhar e cobrar ações dos deputados em benefício do Município“, comenta o presidente da ACIPG.

Em 2015, a entidade apoiou a campanha do recadastramento biométrico. Ação que garantiu que Ponta Grossa continuasse a ter segundo turno.

Campanhas

Campanhas como ‘Natal 0 km’ que teve a participação de empresas, de diferentes segmentos, contribuíram com as vendas do comércio local. A entidade também colaborou com o evento ‘Natal e luzes’ que aconteceu no prédio da Estação Saudade, durante a época natalina.

As campanhas ‘Seu nome, seu patrimônio’ e ‘Limpe seu Nome’ também tiveram foco no comércio, colaborando com a reativação de crédito e recuperação do saldo de inadimplência.

ACIPG nos Bairros

‘Ação ACIPG nos Bairros’ que descentralizou a entidade, levando a mesma aos bairros da cidade com seus produtos e serviços, Programa Empreender através de seus Núcleos Setoriais, campanhas de responsabilidade social como do Agasalho e Natal sem Fome, ‘Em cada gesto de amor fraterno nasce Jesus: é Natal’ também foram importantes iniciativas da entidade, além do Projeto Antares, que realiza ações de empreendedorismo em contra turno escolar a alunos da cidade. A entidade também reiterou alertas sobre golpes e cobranças indevidas praticados no comércio.

No setor industrial, a ACIPG aproximou-se da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), que apresentou o projeto de pavimentação do Distrito Industrial aos membros da Câmara Técnica, que alinhados à Prefeitura tentam trazer melhorias ao local, com estudos de abrigos e linhas de ônibus, indicação visual e iluminação.

Mérito Empresarial

DHL, Metalúrgica Schiffer e Posto Contorno, Attuale, Café Lontrinha e Santa Casa foram as empresas e indústrias homenageadas no 10º e 11º evento Mérito Empresarial durante a gestão 2014-2016.

A atual diretoria também definiu como uma das metas da gestão a readequação do auditório na sede da entidade, que aliou modernidade à praticidade em 204 m2.

Ações internas também foram destaque, como a continuidade aos produtos e serviços oferecidos pela entidade aos associados e sociedade. “Em seu portfólio, a ACIPG conta com mais de 30 produtos e serviços, entre consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Nota Fiscal Eletrônica, cursos e palestras do Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE), Certificado Digital, planos corporativos de saúde e odontológicos, cartões de alimentação e refeição, locação de salas, ACIPG Estágios, entre outros, que facilitam o dia a dia das empresas”, comenta Fior.

A ACIPG também realizou e apoiou ações de responsabilidade social, capacitação profissional, fomento, meio ambiente, entre outros temas relevantes ao desenvolvimento empresarial e social.

Reuniões públicas

Reuniões públicas também foram destaque tratando temas como coleta e tratamento dos resíduos sólidos, mobilidade urbana, desdobramentos de greve no transporte coletivo, bilhetagem eletrônica, reclassificação dos rios, projeto Contorno Norte. “Várias reuniões aconteceram com secretários municipais e estaduais para levarmos as reivindicações dos associados e sociedade”, destaca.

Recentemente, por exemplo, a entidade participou das negociações que envolveram o rumo do transporte coletivo em Ponta Grossa. Através de inúmeras reuniões e estudos de planilhas, Conselho Municipal de Transportes, Sindicato e Viação Campos Gerais (VCG) evitaram transtornos aos usuários do sistema, colaboradores e empresários, como a possível paralisação e reajuste do valor da tarifa.

Parcerias

A entidade continuou parcerias com Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob, Uniprime, ampliando as opções de serviços aos associados. Também deu continuidade à parceria com a Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR).

Reafirmou parceria com importantes movimentos e conselhos da cidade como o Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), Observatório Social dos Campos Gerais (OSCG), Movimento Campos Gerais de Igual para Igual (MCG), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Conselhos da Comunidade e Câmaras Técnicas do Meio Ambiente e Indústria.

Parcerias inéditas como as que objetivam o combate à corrupção: Movimento Brasil Mostra sua Garra e ’10 medidas contra corrupção’ e a realizada com o Operário Esporte Clube para o ‘Sócio Amigo’ também fizeram parte da gestão.

A ACIPG atuou em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para patentes e novas tecnologias e teve ações de desenvolvimento nas áreas de fomento e capacitação profissional com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“Agradeço a todos os diretores, colaboradores, parceiros, poder público e associados que construíram conosco essa gestão. Desejo que a entidade continue atuante no comércio, na indústria e na prestação de serviços, desenvolvendo Ponta Grossa e os Campos Gerais”, destaca Fior. (Fonte: Assessoria)