Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 12/04/2016

Prefeitura propõe reajuste de 9% aos servidores municipais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Proposta Reajuste 2016Representantes da Prefeitura de Ponta Grossa apresentaram, na manhã desta terça-feira (12), uma nova proposta de reajuste salarial aos servidores municipais. O encontro reuniu integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (Sindserv), e apresentou a proposta de reajuste salarial de 9% aos funcionários públicos. O presidente do Sindserv, Leovanir Martins, ouviu a proposta e informou que ela deve ser debatida em assembleia junto com os demais servidores. Serão três assembleias: uma na noite desta terça-feira, outra na manhã de quarta-feira (13) e a última na tarde do mesmo dia.

Participaram da reunião o secretário municipal de Gestão Financeira, Odailton Souza, o secretário municipal de Governo, Marcus Freitas, e o controlador geral do Município, Lauro Costa. O Município apresentou a proposta, tendo como critério o menor impacto sobre o orçamento do Município, com maior benefício aos servidores.

Reposição da inflação

Os 9% significam a reposição da inflação do período, considerando uma projeção de 0,35% para este mês, que está em curso. Caso essa previsão fique acima desse número, a diferença será incorporada aos salários na data base de 2017, de acordo com a proposta apresentada pelo Governo.

Valorização

A melhoria ao salário dos servidores segue uma política de ações da atual gestão para valorizar seus funcionários. No mês passado, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) instituiu o Plano de Cargos e Carreira de Engenheiro Civil, Arquiteto, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico Veterinário.

Em julho de 2015, o prefeito sancionou a lei que dispõe sobre o Plano de Empregos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Ponta Grossa. Em agosto do mesmo ano, o prefeito sancionou a Lei nº 12253/15, que beneficia os dentistas com uma função gratificada por desempenho.

Plano de Cargos e Salários

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, também criou a Portaria nº 13.875, que constitui um Grupo de Trabalho visando a elaboração e proposição do Plano de Cargos e Salários dos empregados públicos municipais.

O objetivo do grupo é avaliar a viabilidade de progressão salarial com crescimento vertical e horizontal em todas as categorias, gradativamente. Por meio da análise individual de cada cargo, a intenção é permitir melhorias salariais com o passar do tempo, garantindo maiores benefícios ao servidor quando atingir sua aposentadoria, e também através do crescimento profissional dentro da Instituição, a partir da obtenção de títulos, por meio de cursos e especializações.

Leovanir destacou que a nova proposta do Governo é melhor do que a anterior, que ficou de forma parcelada, com 5,85% na data base de maio e a diferença para completar a reposição da inflação em julho. (Fonte: PMPG)