Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 11/04/2016

Comissão aprova admissibilidade do impeachment de Dilma na Câmara; Aliel votou contra o processo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_14461" align="alignleft" width="450"]Aliel Macahdo câmara Voto de Aliel foi contra a admissibilidade do relatório que pede o impeachment de Dilma | Foto: Arquivo[/caption]

Por 38 votos a favor e 27 contra, a Comissão Especial do Impeachment acabou de aprovar o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que recomenda o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com o relator, Dilma cometeu crime de responsabilidade ao abrir créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional, e em desconformidade com um dispositivo da lei orçamentária que vincula os gastos ao cumprimento da meta fiscal; e ao atrasar repasses para o custeio do Plano Safra, o que obrigou o Banco do Brasil a pagar benefícios sociais com recursos próprios - o que ficou conhecido como pedaladas fiscais.

O parecer de Jovair Arantes agora será analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados, onde precisará de 342 votos favoráveis para seguir para análise do Senado.

Aliel foi contra

O deputado federal Aliel Machado (Rede) votou contra à admissibilidade do relatório que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), dentro da comissão especial que avalia o pedido do impedimento da petista. Em um discurso inflamado, Aliel teceu críticas ao governo de Dilma e ressaltou que o seu partido defende o processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, com a realização de uma nova eleição.

Ele também criticou o PMDB, por entender que o impeachment de Dilma significa a eleição de Michel Temer (PMDB) presidente. "Como que eu vou eleger alguém que o programa de governo eu nem conheço", disse Aliel. O parlamentar declarou ainda que a emoção não pode superar a razão, fazendo alusão ao apelo das ruas para a aprovação do impeachment de Dilma. Ao final de seu discurso, disse que não tem medo de enfrentar a repercussão de seu voto quando entende ter razão no seu coração.

Manifestação das redes sociais

Foi grande a repercussão do voto contrário de Aliel Machado ao impeachment de Dilma Rousseff nas redes sociais. Pessoas de Ponta Grossa e região criticaram o posicionamento do deputado da Rede, já que, em uma pesquisa recente feita na cidade, cerca de 90% das pessoas se manifestaram a favor do impeachment da presidente.

Confira o pronunciamento de Aliel na íntegra ao anunciar o voto contra a admissibilidade do processo de impeachment: