Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 07/04/2016

Prefeitura executa quase 9 quilômetros em obras de galerias

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Obras galeriasA Prefeitura de Ponta Grossa executou quase 9 mil metros lineares em redes e reparo de galerias pluviais nos últimos três anos. Desse montante, mais de quatro quilômetros foram realizados por equipes próprias da Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Smosp). O levantamento foi divulgado nesta semana pela Secretaria.

Esse trabalho se soma à manutenção rotineira das tubulações de água de chuva. A Smosp fez a limpeza e desobstrução mecânica de redes de diversos diâmetros em aproximadamente 4,2 quilômetros. Também executou a construção, reforma e reparo em mais de 1,1 quilômetro e produziu 22.196 unidades de artefatos de concreto e tubos de vários diâmetros.

Trabalho diário

O secretário da Smosp, Alessandro Lozza de Moraes, lembra que os trabalhos em galerias ocorrem diariamente. “Quem acompanha nosso Diário de Obras, publicado todos os dias no site da Prefeitura, sabe que existe uma equipe designada especialmente para a desobstrução de bueiros, limpeza e instalação de galerias. São profissionais que trabalham intensamente, muitas vezes em função de fortes chuvas que levam lixo e acabam, até mesmo, estourando essas galerias”, lembra Moraes.

Segundo ele, hoje é impossível saber com precisão quantas são e onde estão instaladas as tubulações da rede pluvial, o que acaba tornando o trabalho ainda mais significativo. “Temos diversas galerias muito antigas, feitas ainda em pedra. Essas tubulações são de vários diâmetros, e não estão devidamente mapeadas. Nosso trabalho começa, muitas vezes, com a tarefa de localizar essas redes há muito tempo esquecidas”, acrescenta o secretário.