Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 28/03/2016

UPA conta com novo serviço de laudo para eletrocardiogramas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

UPA 24hPacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Santa Paula, com qualquer tipo de problema cardíaco, serão diagnosticados mais rapidamente a partir de agora. Recentemente, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que é responsável pela administração da unidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratou um novo serviço de laudos para os eletrocardiogramas.

Com esse novo serviço, coordenado por um especialista, sempre que o médico precisar realizar uma avaliação cardiológica do paciente, a equipe de enfermagem realizará o exame, enviará os dados para a empresa responsável pela avaliação e, em até 40 minutos, o médico receberá o laudo detalhado. Assim é possível identificar precocemente uma arritmia cardíaca ou até mesmo um princípio de infarto, por exemplo, possibilitando ao médico iniciar mais rapidamente um procedimento de emergência ou ainda solicitar uma transferência para um hospital de referência, caso seja necessário.

Atendimentos

A UPA realiza em média 10 mil atendimentos mensais, sendo aproximadamente a metade classificados como de urgência e emergência. De acordo com o diretor técnico da unidade, o médico Luiz Henrique Strack, o benefício do serviço é a segurança que traz aos médicos na hora do atendimento.

“Agora os médicos da UPA podem contar com o respaldo de um cardiologista na hora de fechar o diagnóstico dos pacientes. Além disso, se o exame apresentar alguma alteração significativa, o médico já providencia imediatamente uma transferência para um serviço especializado, garantindo mais agilidade e segurança para os pacientes” conclui o diretor.

Diagnosticar

Além do eletrocardiograma, a unidade também realiza exames de análises clínicas e de radiografia e a agilidade no resultado desses exames é de fundamental importância para que a equipe médica possa diagnosticar com precisão a patologia do paciente. Em média, mensalmente, são realizados 400 eletrocardiogramas, 1.200 radiografias e 4.000 exames laboratoriais. (Fonte: PMPG)