Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Política 22/03/2016

'Saia justa': Atuação de Aliel no impeachment de Dilma pode deixá-lo sem apoio do PT ou mal com opinião pública

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Aliel Macahdo câmaraA atuação do deputado federal Aliel Machado (Rede) na Comissão do Impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), na Câmara Federal, vai deixá-lo em uma 'saia justa' para suas pretensões de ser candidato à Prefeitura de Ponta Grossa neste ano. Em jogo, está o apoio do PT em uma chapa a ser encabeçada por ele. Isso porque, se votar a favor do impeachment, dificilmente terá o apoio dos petistas. Por outro lado, se votar contra, poderá sofrer uma baixa no eleitorado da cidade, tendo em vista a grande adesão dos ponta-grossenses nas manifestações contra a corrupção no país e a favor da investigação da Lava Jato.

A principal liderança do PT na cidade, o deputado estadual Péricles de Mello (um dos únicos que não abandonou o barco), já declarou por algumas vezes que quer ver Aliel como o candidato a ser apoiado para a Prefeitura. Porém, com um posicionamento pelo impedimento de Dilma, as coisas podem mudar. Talvez não pela vontade de Péricles, mas a militância do partido, conhecida pela sua participação efetiva em eleições, pode não ver tal indicação de apoio com bons olhos diante de uma posição contra sua principal figura pública. E se perder o PT, perde também em tempo de televisão, tão disputado pelos pré-candidatos neste momento.

Votando contra o impeachment, preserva o apoio petista, mas o resultado diante da opinião pública pode ser catastrófica em termos eleitorais. O resultado disso somente as urnas poderão dizer.

Argumentos

O discurso de Aliel no momento sobre o assunto é de avaliar o processo com calma e serenidade. Não disse se votará contra ou a favor do impeachment, e que junto com o seu partido, a Rede, irá definir qual caminho tomar. O argumento é de não pré-julgar o caso antes de conhecer os pormenores do processo. Lembrando que o pedido de impeachment tem como teor as famosas pedaladas fiscais que Dilma cometeu para omitir o rombo no Orçamento da União.

O deputado da Rede reconheceu que Dilma não tem mais condições de governar, mas, ao invés do impeachment, defende a aprovação no TSE de um processo que pede a nulidade da chapa que elegeu Dilma, ou seja, tirando tanto a presidente quanto o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), o que implicará em uma nova eleição.

No caso de um impeachment, será Temer quem irá assumir o Governo, com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), na condição de sucessor imediato em caso de ausência de Temer. É bom destacar que tal posicionamento também não agradou os peemedebistas locais, que se manifestaram via redes sociais. O PMDB é outro partido com o qual Aliel conta para ter uma chapa viável para a Prefeitura.

Visibilidade

É inegável, todavia, que Aliel terá uma visibilidade tamanha com sua participação na Comissão do Impeachment, em nível estadual e nacional. Dos 65 membros titulares, apenas ele e Fernando Francischini (SDD) são do Paraná. Entretanto, embora o que esteja em jogo dentro da comissão seja o futuro do país, independente disso a posição a ser tomada por ele, inegavelmente, será crucial para sua participação na corrida pelo Palácio da Ronda. Aguardemos os próximos capítulos.