Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 16/03/2016

Começa última etapa de formação de novos guardas municipais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Curso GuardasA Secretaria de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa apresentou, na tarde desta quarta-feira (16), os 96 alunos bolsistas matriculados na última fase da seleção de novos membros da Guarda Municipal. Composta por 79 homens e 17 mulheres, a turma deste ano é a maior já convocada para o curso, que já teve outras edições em 2004 e 2012. Caso todos sejam aprovados nessa etapa, que também é eliminatória, o efetivo do órgão poderá ser de até 265 guardas.

“Começamos com 2500 candidatos, então acredito que essas 96 pessoas são extremamente preparadas para encarar a última parte da formação”, pontua o secretário da pasta, Ary Fernando Guimarães Lovato.

Preparada

Para o prefeito Marcelo Rangel (PPS), a Guarda Municipal de Ponta Grossa pode ser considerada a mais bem preparada do Paraná. “Nós sabemos que as cidades que mais se destacaram no último ranking mundial de qualidade de vida fizeram investimentos pesados em segurança pública. E nós fizemos esse curso mesmo na situação de crise que vive o nosso país”, ressalta.

O curso será ministrado pelo Centro de Treinamento da própria secretaria, que é o único do estado reconhecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para formar guardas municipais. Os alunos terão aulas teóricas e práticas sobre temas diversos como noções de Direito, policiamento comunitário, armamento e tiro e disposição em tumultos. Ao todo, serão 620 horas de curso.

Aula Inaugural GuardasAula inaugural

As atividades foram abertas com uma aula inaugural realizada na tarde desta quarta-feira (16), no Cine-Teatro Ópera, com o promotor de justiça Márcio Pinheiro Dantas Motta, do Ministério Público do Paraná. No evento, ele salientou que a crise na Segurança Pública é, atualmente, o maior problema do País. Segundo ele, como as polícias Civil e Militar não vêm dando conta de toda a criminalidade, a segurança pública também deve ser pensada como atribuição dos municípios.

O aluno Guilherme Rodrigues Niêto Bittencourt, de 27 anos, está animado com o curso. Ele conta que começou a ter vontade de ser guarda municipal observando o trabalho da instituição pelas ruas da cidade. “Fiquei bastante contente com a convocação. É muito bacana estar entre esses 96”. (Fonte: PMPG)