O que todos já comentavam nos bastidores foi exposto nesta segunda-feira (07) pelo vereador José Nilson Ribeiro, o Nilsão, durante o discurso na Câmara em que informou a sua saída do PT para ingressar no PMB. Ele tornou público que o PMB será mesmo comandado em Ponta Grossa pelo vereador licenciado e secretário municipal de Assistência Social, Júlio Küller, hoje presidente estadual do PSD. Junto com Küller, o vice-prefeito municipal, José Carlos Raad, o Dr. Zeca, também sairá do PSD com o mesmo destino, o PMB.
Além da perda de um vereador e do vice-prefeito, o PSD também deve ficar sem a sua outra cadeira na Câmara, já que a vereadora Adélia Souza vai trocar a sigla pelo DEM. Segundo consta, já está tudo acordado nesse sentido.
Futuras chapas
No PMB, terá uma chapa encabeçada por dois 'figurões bons de votos'. Küller, que foi o segundo mais votado em 2012, e Dr. Zeca, que foi o vereador mais votado em duas oportunidades e que ajudou a eleger o prefeito Marcelo Rangel (PPS) nas últimas eleições municipais. Nilsão vai tentar buscar uma vaga se a chapa alcançar a terceira cadeira, considerando que Küller e Dr. Zeca serão os primeiros. Küller faz planos de emplacar uma votação significativa para, posteriormente, viabilizar uma candidatura a deputado estadual, fazendo uma dobrada com Toninho Wandscheer na cidade.
Favoritos
No DEM, Adélia vai em busca de uma reeleição em uma chapa de terá como favorito o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Junior. Os democratas fazem as contas para ver se elegerão novamente mais dois vereadores, já que em 2008 e 2012 elegeu Mainardes e Valtão, que posteriormente saiu para assumir o Pros.
Luz no fim do túnel
Já o PSD será esvaziado com essas mudanças. Entretanto, ainda existe uma possibilidade do partido manter a sua representatividade em Ponta Grossa. Isso porque, comentários de bastidores dão conta de que o deputado federal Sandro Alex, hoje no PPS, pode ter como destino o PSD. Em nível estadual, o PSD aguarda pela oficialização da filiação do deputado estadual e atual secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, com quem Sandro mantém relação de amizade e poderá acompanhá-lo na nova sigla. Ratinho vai para o PSD na condição de pré-candidato ao Governo do Estado, em 2018.