Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 02/03/2016

CPS realiza 23 quilômetros de pavimentação em três anos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Asfalto CPSA Prefeitura de Ponta Grossa, através da Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS), realizou aproximadamente 23,5 quilômetros lineares de pavimentação nos últimos três anos. O levantamento foi divulgado nesta semana, revelando significativa melhoria em diversas regiões da cidade nas quais, antes, não havia qualquer tipo de pavimentação.

De acordo com o presidente da CPS, Odailton Souza, mais de R$ 10 milhões foram investidos nas obras de asfalto realizadas através da Companhia nos anos de 2013, 2014 e 2015.

“A CPS trabalha sob a forma de contratação, na qual os munícipes precisam aderir a, no mínimo, 50% do serviço de pavimentação, e o Município viabiliza a obra. A Prefeitura não tem condições financeiras de pavimentar a cidade toda, e tem como prioridade a pavimentação de ruas que são usadas como trajeto do transporte público. Por meio das contratações feitas junto à CPS, conseguimos estender o benefício a regiões que, de outra forma, não poderiam ser atendidas”, explica Souza.

Números

O Bairro de Uvaranas foi aquele que recebeu a maior parte dos serviços. A região do Jardim Paraíso, no extremo do Bairro, foi uma das localidades com maior número de trechos atendidos pela CPS. Foram 23 trechos pavimentados, totalizando mais de 2,7 quilômetros. Silvestre Cordeiro dos Santos, de 65 anos, vive no mesmo endereço há 42 anos, em um trecho da Rua Nestor Alves Campos. Ele conta que, até 2014, o maior problema da rua era a poeira que levantava nos dias de estiagem.

“O cascalhamento que a Prefeitura fez diminui bastante o problema em dia de chuva, mas ainda tinha muita poeira em dia seco. A gente sofreu bastante, porque aqui eu e minha esposa criamos cinco filhos. Agora está bem melhor. O asfalto foi entregue em 2015, valorizou o imóvel, e eu me animei tanto que até fiz o passeio em frente de casa”, conta Silvestre, que optou por pagar à vista pelo asfalto. Mas as obras também foram intensificadas em diversas outras regiões da cidade, como a Vila Cipa, a Vila Congonhas, Jardim Primor e região do Parque Nossa Senhora das Graças.

‘Asfalto Cidadão’

Em fevereiro, a Prefeitura anunciou um novo programa para a contratação de asfalto junto à CPS: o “Asfalto Cidadão”, que permite a pavimentação sob condições únicas e especiais de pagamento aos munícipes. O Programa consiste na ampliação do prazo para pagamento, com redução na taxa de juros, na contratação de serviços de pavimentação realizados pela Companhia.

Por meio desse sistema, a população moradora em qualquer região da cidade pode contratar as obras da CPS, pagando o asfalto em até 60 parcelas. Anteriormente, o limite era de 36 meses para pagamento. Os juros, que até agora eram de 1,5% ao mês, passam a ser de 1% para os novos contratos, o que permite que a população pague parcelas mensais a partir de R$ 99. A expectativa é que o desconto motive a contratação de cerca de 100 novas quadras nos próximos três meses. (Fonte: PMPG)