Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 26/02/2016

Prefeitura inicia processo para contratar 101 novos guardas municipais para PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Guardas Municipais CursoO prefeito Marcelo Rangel (PPS), juntamente com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, e na presença do presidente da Câmara Municipal, Sebastião Mainardes Junior (DEM), assinou nesta sexta-feira (26) o projeto de lei para o pagamento de bolsa de estudo para 101 guardas municipais aprovados em concurso 03/2014. O projeto segue agora, em regime de urgência, para a Câmara Municipal. Todos passarão pelo curso de Formação de Guardas Municipais, sexta e última fase do concurso. Os aprovados serão efetivados no cargo. Com a contratação, a Guarda Municipal de Ponta Grossa terá um efetivo de 270 guardas.

O curso terá 620 horas/aula e abordará noções de direito, legislação municipal, práticas de abordagens a pessoas e veículos, patrulhamentos, mediação de conflitos, armamento e tiro, e será ministrado pelos guardas municipais da corporação, habilitados para a função. O curso será ministrado no Centro de Treinamento da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, único no Paraná autorizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública a capacitar guardas municipais e também reconhecido e aceito pela Polícia Federal para a liberação de armas para guardas municipais.

Treinamento psicólogo

Além da capacitação técnica, no curso os candidatos passarão também por treinamento psicólogo específico para atuar na Guarda Municipal. “Temos que ter bons profissionais, além de capacitados tecnicamente, preparados psicologicamente para lidar com tomadas de decisões conscientes em situações de conflito. Todos os guardas da nossa corporação são constantemente acompanhados e avaliados sobre a responsabilidade no porte de arma de fogo”, diz a psicóloga da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Silmara Calixto, credenciada pela Polícia Federal para a manutenção do porte de arma de fogo pela Guarda Municipal.

Ao ser criada, um dos objetivos da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública era aumentar o efetivo da Guarda Municipal, e assim proporcionar mais segurança para Ponta Grossa. “Ao criarmos esta Secretaria saímos do zero, sem orçamento previsto, e hoje temos a Guarda Municipal mais preparada, mais aparelhada e mais respeitada no Paraná”, disse o prefeito Marcelo Rangel.

Guardas Municipais Curso 2Protegida

“Nosso compromisso está sendo cumprido. Se vocês conseguirem preparar os novos guardas como vocês são e atuam, Ponta Grossa estará protegida”, disse o prefeito ao comandante da Guarda Municipal, Alessandro Macedo, ao subcomandante, Anderson Machado e aos coordenadores do Curso de Formação, Maribel Krum de Andrade e João Edenilson Ávila, também presentes no momento da assinatura do projeto de lei.

Segundo o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, Ponta Grossa é uma cidade que está em constante crescimento e por isso precisa de uma Guarda Municipal atuante em todos os segmentos da segurança pública. “Só conseguimos isso com um número adequado de guardas municipais. Isso, nós conseguimos. Agora o nosso principal desafio é prepará-los com a excelência necessária para a boa atuação”, diz o secretário. (Fonte: PMPG)