Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 19/02/2016

Rangel e Plauto entregam unidade móvel à Defesa Civil de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Defesa Civil VeículoA Defesa Civil de Ponta Grossa, ligada à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, passa a contar com uma unidade móvel, que ajudará nos trabalhos do órgão no Município. O veículo foi entregue nesta sexta-feira (19) pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS), pelo secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato e pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). A unidade conta com espaço interno para atendimento pessoal, equipada com computadores, e atuará em situações de calamidade pública.

Segundo Lovato, o investimento de R$ 136 mil, na aquisição da Van, fortalece as ações que já vem sendo desenvolvidas pela Defesa Civil de Ponta Grossa. “Essa unidade móvel, sem dúvida alguma, vai possibilitar um melhor e mais ágil atendimento à população. Certamente recebemos um bom e certeiro investimento”, diz Lovato. O investimento é fruto do trabalho parlamentar do deputado Plauto, que destinou a verba para a compra do veículo.

Agilidade

Adaptada com rádio transmissor, giroflex, estrobo, a unidade móvel vai permitir um atendimento mais rápido às vítimas das situações de calamidade. “Com o veículo, podemos ir até as pessoas e já fazer o cadastro e avaliar as necessidades do local”, diz o coordenador da Defesa Civil de Ponta Grossa, Edson Witek. A Van da Defesa Civil também dará suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiro e também às campanhas de outras secretarias.

“Estruturamos a Defesa Civil para que ela possa atuar em momentos tensos como temos enfrentado na nossa cidade, com as intempéries do tempo, da maneira eficiente como tem sido feito. Esta unidade móvel é mais um instrumento para darmos assistência à população, quando necessário, de maneira rápida, com toda a equipe da Defesa Civil, apoiando ações não só do Corpo de Bombeiros, mas também de toda a Prefeitura”, disse o prefeito.

De acordo com Plauto, trata-se de uma avanço nesta área de cuidar das pessoas quando são vítimas de desastres naturais, que podem acontecer a qualquer momento, mas que o Município tem que estar preparado para agir de forma efetiva. "Com certeza é um ganho muito grande para Ponta Grossa equipar e deixar pronta para agir a sua Defesa Civil", destaca o parlamentar.

Defesa Civil

A incorporação do módulo móvel à Defesa Civil mostra a seriedade com que o trabalho vem sendo desenvolvido. Mais equipada e preparada para atuar em ações de prevenção, socorro e reconstrução, no ano passado o órgão atuou em campanhas como limpeza de rios e arroios, ações preventivas contra enchentes, de conscientização ambiental, desenvolvidos junto as comunidades de maior risco. Foi também eficaz no socorro das vítimas dos desastres causados pelas fortes chuvas e ventos.

Todo o trabalho foi atestado, no ano passado, pela ONU, que reconheceu Ponta Grossa como uma Cidade Resiliente. Isso significa que o Município tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre natural de maneira organizada, prevenindo vidas e evitando que bens sejam perdidos. “Este certificado demonstra que fizemos e estamos fazendo muito bem feito nosso dever de casa, prestando um bom serviço para a população”, ressaltou Rangel.