Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 19/02/2016

AMTT deixa toda a Rua Balduíno Taques com mão única a partir de terça-feira

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_16222" align="alignnone" width="600"]Balduíno Taques Na terça-feira, agentes de trânsito estarão na Balduíno Taques orientando o trânsito no local | Foto: aRede![/caption]

A partir das 8 horas de terça-feira, dia 23, a Rua Balduíno Taques passa ser mão única entre a Anita Garibaldi e a Penteado de Almeida, no sentido bairro-centro. Com isso, toda a via será mão única. A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) já está sinalizando a rua para adequá-la ao tráfego. Neste sábado, a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) irá retirar os canteiros centrais e as lombadas da pista, entre a Avenida Anita Garibaldi até a Rua Saldanha da Gama. A AMTT pede a atenção dos motoristas para a mudança. Na terça-feira, agentes de trânsito estarão na Balduíno Taques orientando o trânsito no local.

A partir desta mudança, o motorista que deseja seguir no sentido contrário da Balduíno, ou seja, centro-bairro, terá como opção a Rua Prefeito Basílio Ribas, que também está sendo adequada para o tráfego. Outra via que poderá ser utilizada será a Rua Francisco Ribas. Hoje, a via é mão única até a Rua Cruz e Souza. A partir de quarta-feira (24), a mão única será estendida até a Padre João Antônio. Muda também o sentido, a Rua Rio Grande do Sul, passando ser sentido único, bairro-centro, entre as ruas Padre João Antônio e Paulo Fontim.

Necessidade

De acordo com o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, o projeto de mão única da Balduíno Taques vem sendo estudado já há algum tempo. “Foi comprovado, tecnicamente, a necessidade dessa mudança. O fluxo de quem trafega pela Balduíno Taques no sentido Anita Garibaldi representa em torno de 15% do volume da via, que pode ser absorvido pela rua Basílio Ribas e Francisco Ribas”, explica Kalinoski.

A mudança também trará vantagens para o trânsito da Anita Garibaldi, que terá mais fluidez. Com a retirada do fluxo da Balduíno Taques no sentido centro-bairro, o semáforo da Anita Garibaldi passará a ser de dois tempos e não mais de três, como é hoje. Há algum tempo, a AMTT vem se reunindo com comerciantes e moradores do entorno da Balduíno, onde a mudança irá ocorrer, mas é importante a atenção dos motoristas que utilizam constantemente a via para a mudança.