Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 12/02/2016

Em ano de eleições, Câmara de PG retoma sessões ordinárias na 2ª

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

Fachada CâmaraA Câmara de Ponta Grossa retoma com as sessões ordinárias na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, e segue até 15 de dezembro com o período ordinário. A primeira sessão do ano terá a pauta de votação mais light, mas em ano de eleições municipais, a expectativa é de como vão se portar os 23 vereadores nos embates em plenário. Isso porque, a maior parte irá pleitear uma reeleição, e todos também irão adotar posicionamentos políticos em relação à disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa.

Desafio

O presidente da Casa, Sebastião Mainardes Junior (DEM), terá o desafio de controlar o ímpeto dos nobres edis em ano eleitoral, quando os nervos, geralmente, ficam à flor da pele. Impedir, também, que qualquer forma de campanha antecipada possa ocorrer. Nesse quesito, o Ministério Público e os futuros adversários nas urnas também devem ficar atentos.

Com prazo

Dois vereadores começam o ano com prazo para sair, no final de março. Delmar Pimentel (PP) deixará o cargo quando Júlio Küller (PSD) retornar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, assim como Izaías Salustiano (PSDC) sairá para dar lugar a Valdenor Paulo do Nascimento (PSC), o Cenoura, quando deixar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os dois voltam para cumprir a legislação eleitoral e, assim, poder lançar candidatura.

Janela

Outra expectativa fica por conta da janela para mudança de partido que deve ser aberta em março. Alguns vereadores já acenaram que vão mudar de legenda com essa brecha na lei, aprovada com a mini-reforma eleitoral do ano passado, e que permitirá a troca de sigla sem a perda de mandato.

Sanepar

Nesse início de ano, os debates em relação ao Plano Municipal de Saneamento e à renovação do contrato da Sanepar com o Município devem pautar boa parte dos embates entre os parlamentares. Assunto complexo, que envolve a renovação do contrato por 30 anos, com investimentos estimados em quase R$ 1 milhão de reais para o Município.