Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 03/02/2016

Bancada do PR se reúne com Temer para defender Usina do Xisto em São Mateus do Sul

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

[caption id="attachment_16099" align="alignnone" width="600"]Bancada Usina Xisto Reunião entre parte da bancada do Paraná no Congresso com Michel Temer ocorreu na tarde desta quarta-feira | Foto: Divulgação[/caption]

Parlamentares da bancada do Paraná no Congresso Nacional se reuniram na tarde desta quarta-feira (03) com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). O assunto foi a manutenção do funcionamento da Usina de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, instalada em São Mateus do Sul. Os dois deputados federais de Ponta Grossa estiveram presentes: Sandro Alex (PPS) e Aliel Machado (Rede).

Aliel disse que está bastante preocupado com a possibilidade de encerramento das atividades da SIX na cidade, que emprega mais de mil pessoas de forma direta e indireta. Porém, estima-se que quase um terço da população do município, de 45 mil habitantes, depende economicamente da unidade. "Como integrante da Frente em Defesa da Petrobras no Congresso, farei o que for possível para evitar o fechamento da usina e manter os empregos", frisou ele.

Para Sandro Alex, embora a Petrobras tenha anunciado cortes em sua estrutura de produção, no caso da Usina de São Mateus ele acredita que será possível manter o funcionamento, pela importância da unidade e pelo fato de o governador Beto Richa (PSDB) ter anunciado nesta semana a liberação ambiental por parte do Governo do Estado. Richa esteve em Brasília nesta semana, também para defender a manutenção da Usina.

Encontro com ministro

Durante o encontro, Temer se comprometeu a realizar uma reunião com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e com a empresa o mais breve possível. A Petrobras opera na cidade desde 1972 e tem capacidade instalada de produção de cerca de 7 mil toneladas de Xisto por dia. (Com assessoria)