Política

Bancada do PR se reúne com Temer para defender Usina do Xisto em São Mateus do Sul

Bancada Usina Xisto
Reunião entre parte da bancada do Paraná no Congresso com Michel Temer ocorreu na tarde desta quarta-feira | Foto: Divulgação

Parlamentares da bancada do Paraná no Congresso Nacional se reuniram na tarde desta quarta-feira (03) com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). O assunto foi a manutenção do funcionamento da Usina de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, instalada em São Mateus do Sul. Os dois deputados federais de Ponta Grossa estiveram presentes: Sandro Alex (PPS) e Aliel Machado (Rede).

Aliel disse que está bastante preocupado com a possibilidade de encerramento das atividades da SIX na cidade, que emprega mais de mil pessoas de forma direta e indireta. Porém, estima-se que quase um terço da população do município, de 45 mil habitantes, depende economicamente da unidade. “Como integrante da Frente em Defesa da Petrobras no Congresso, farei o que for possível para evitar o fechamento da usina e manter os empregos”, frisou ele.

Para Sandro Alex, embora a Petrobras tenha anunciado cortes em sua estrutura de produção, no caso da Usina de São Mateus ele acredita que será possível manter o funcionamento, pela importância da unidade e pelo fato de o governador Beto Richa (PSDB) ter anunciado nesta semana a liberação ambiental por parte do Governo do Estado. Richa esteve em Brasília nesta semana, também para defender a manutenção da Usina.

Encontro com ministro

Durante o encontro, Temer se comprometeu a realizar uma reunião com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e com a empresa o mais breve possível. A Petrobras opera na cidade desde 1972 e tem capacidade instalada de produção de cerca de 7 mil toneladas de Xisto por dia. (Com assessoria)

Confira outros Posts