Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 01/02/2016

Partido da Mulher Brasileira faz convite a vereadores e espera resposta após o Carnaval

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --

PMBO Partido da Mulher Brasileira (PMB), criado no final do ano passado, está se organizando em todo o país. No Paraná, a nova legenda está sob o comando do deputado federal Toninho Wandscheer, que deixou o PT para entrar no PMB. Em Ponta Grossa, pessoas ligadas ao deputado articulam a filiação de lideranças para comandar as ações da sigla com vistas às eleições deste ano. A intenção do partido é contar com um dos 23 vereadores do Município. Alguns já foram convidados. Entre eles estão o petista José Nilson Ribeiro, o Nilsão, e Júlio Küller (PSD), que hoje está licenciado e ocupa a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Comissão provisória

De acordo com o assessor de Toninho e articulador do PMB em Ponta Grosa, Gilberto Antônio dos Santos, os nomes de Nilsão e Küller podem ser revelados porque não pediram sigilo. Porém, outros vereadores que receberam o convite do PMB solicitaram que seus nomes não fossem revelados, para não causar desconforto dentro das legendas em que estão filiados. A intenção na nova legenda é ter uma resposta após o Carvanal. Uma comissão provisória deve ser formada pelo PMB para organizar o partido em Ponta Grossa.

Nilsão SessãoNilsão

Procurado pelo Blog, Nilsão disse que ainda avalia o convite do PMB, mas que, mesmo que a resposta seja positiva, não deverá estar à frente das ações do partido. Nilsão enfatiza ainda que está há mais de 30 anos no PT e que tem a esperança de formar uma chapa do partido para concorrer à Câmara. Somente se não conseguir é que poderá deixar a legenda. Nesse caso, o futuro poderá ser tanto o PMB quanto o Pros, que também tem Toninho Wandscheer na articulação estadual. O presidente do Pros é o filho do deputado, Tiago Wandscheer. O PDT é outro partido estudado por Nilsão.

Júlio KüllerKüller

Por sua vez, Júlio Küller confirmou que recebeu o convite, mas que, no momento, não tem interesse em deixar o PSD. Ele esteve em conversa com Toninho, em Curitiba, de quem recebeu o convite pessoalmente para ingressar no PMB.

Com quem o PMB estará na eleição para prefeito é do interesse dos pré-candidatos neste momento. A depender dos mandatários estaduais do partido, a proximidade maior neste momento é com o deputado estadual Márcio Pauliki (PDT). Existe um interesse grande por parte da família Wandscheer em uma possível eleição do pedetista, pois quem passaria a ocupar o seu lugar na Assembleia Legislativa seria o filho do deputado Toninho Wandscheer, Alisson Wandscheer.

Janelas

Uma janela para mudança de partido sem a perda do mandato vai ser aberta em março, enquanto outra pode ser aberta antes, a depender da promulgação de uma PEC que trata do tema no Congresso Nacional.